Copy
Reserve a data de 3 de maio para o III Encontro Intermunicipal do Voluntariado, que decorrerá em Torres Vedras.
View this email in your browser
12 abril 2017
Edição n.º 71 | 2.ª Série
Serve the City e Leigos para o Desenvolvimento aderem à CPV
A CPV congrega atualmente 35 organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado, depois de aprovada a adesão, pela Assembleia-Geral realizada no dia 29 de março, das seguintes organizações: Serve the City e Leigos para o Desenvolvimento. Esta adesão oficializou uma relação que a CPV tem vindo a construir com as duas organizações, na sequência da sua participação nas atvidades e projetos desenvolvidos nos últimos anos pela Confederação. A direção da CPV e as restantes associadas dão as boas-vindas às duas organizações, fazendo votos de que a sua adesão seja internamente proveitosa e que a sua participação enriqueça a CPV e o trabalho de promoção e qualificação do voluntariado em Portugal.
Mais informações, aqui. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do preenchimento do formulário de inscrição no seguinte link.
CPV participa em conferência de capacitação organizada pelo CEV
A CPV, representada por João Teixeira, Vice-Presidente do CEV, participou na conferência de capacitação organizada pelo Centro Europeu de Voluntariado (CEV) - "Desenvolver Estratégias Europeias de Voluntariado" - que decorreu nos dias 6 e 7 de abril, em Londres. Participaram representantes das organizações-membros do CEV e de organizações sediadas no Reino Unido, para refletir sobre as estratégias de voluntariado que se consideram necessárias para a Europa aos níveis local, regional e nacional. Os participantes partilharam a sua experiência e práticas durante os workshops temáticos, no sentido de desenvolver um guia de boas práticas sobre a matéria, para ser utilizado por entidades governamentais, autoridades locais, centros de voluntariado, organizações promotoras de voluntariado e empresas a nível europeu. Mais informações, aqui.
RUTIS organiza o II Congresso de
Inovação Social e Envelhecimento
A Rede de Universidades Seniores (RUTIS) encontra-se a organizar o II Congresso Nacional de Inovação Social e Envelhecimento, a decorrer no dia 18 de maio em Almeirim, sob o lema da (Re)Construção. Neste congresso, realizar-se-á um mercado da inovação, espaço para divulgação de novos produtos e serviços, e um concurso de ideias (“As luzes da ribalta”), com a apresentação pelos participantes de ideias e/ou projetos para um envelhecimento saudável. Mais informações e inscrições, aqui.
FEC incentiva à Caminhada Internacional pela Mudança
Vivemos num mundo em constante transformação, a nível social, demográfico, económico e também político, sendo que é da própria sociedade que tem de vir um esforço para a alteração dos hábitos que comprometem a sustentabilidade das gerações futuras e também as do momento presente. É neste contexto que a Fundação Fé e Cooperação (FEC) desenvolve a iniciativa "A Caminhada pela Mudança" de Estilos de Vida, inspirada na Encíclica Laudato Si´ - Sobre o Cuidado da Casa Comum. Esta iniciativa integra o projeto Juntos pela Mudança – Ação conjunta por estilos de vida sustentáveis, implementado pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade e a CIDSE, que conta com o apoio do Instituto Camões. O primeiro de três momentos de participação na Caminhada Pela Mudança consiste num itinerário de reflexão e conversão ecológicas a nível individual e/ou comunitário, de janeiro a maio, apoiado no Guião Pela Mudança (in www.walkforchange.net). Mais informações, aqui.
Serve the City realiza Jantares Comunitários no Porto
Um dos projetos emblemáticos do Ano Europeu do Voluntariado 2011 foi o dos Jantares Comunitários, lançado com o apoio da Comissão Europeia. Em maio próximo, completam-se seis anos desta iniciativa que já envolveu mais de 10.000 voluntários, cerca de 3.000 pessoas em situação de fragilidade pessoal e social e dezenas de empresas, escolas, associações e comunidades de fé. A 4 de abril, a Serve the City começou igualmente a servir Jantares Comunitários de forma regular no Porto. Tal como em Lisboa, os Jantares são um espaço de cooperação e encontro também entre organizações parceiras do projeto. Em Lisboa, os Jantares ocorrem quinzenalmente e envolvem cerca de 300 pessoas. No Porto terão inicialmente uma periodicidade bimestral, prevendo-se o envolvimento de cerca de 200 pessoas. Mais informações, aqui.
Conselho Nacional para a Economia Social realiza sessão temática
O Conselho Nacional para a Economia Social (CNES) realiza uma Sessão Temática subordinada ao tema "A Economia Social e o relacionamento com o Estado", no âmbito do Congresso Nacional da Economia Social 2017. Esta sessão decorrerá no próximo dia 18 de abril, pelas 9h30, no Espaço AGROS na Póvoa de Varzim. Durante o evento, serão debatidos, entre outros, os seguintes temas: parcerias público-sociais e o Estado, os fundos comunitários e o desenvolvimento territorial. Mais informações, aqui.
Share
Forward
Copyright © 2017 Confederação Portuguesa do Voluntariado, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by Mailchimp