Copy
Newsletter do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) - Julho de 2015.
View this email in your browser
EXTRA! EXTRA!
 
Manchetômetro lança hotsite da Folha de S. Paulo!
 

O MANCHETÔMETRO acaba de publicar o hotsite do jornal Folha de S. Paulo. Os gráficos com as análises da cobertura das capas cobrem todo o período de janeiro de 2014 até o presente e os gráficos que analisam a cobertura das capas, artigos de opinião e editoriais cobrem todo ano de 2015 até o presente.

Apresentamos também o cálculo do Índice de Viés, mostrado na primeira página do hotsite por meio de dois gráficos, segundo a fórmula: 

 

I.V. = (favoráveis-contrárias)/neutras


Dessa maneira o Índice captura não somente a diferença entre favoráveis e contrárias, mas pondera esse valor em relação ao número de neutras. Mostramos o Índice de Viés do jornal em relação à situação (Dilma, Governo Federal e PT) nas capas em um gráfico, e nas capas, editoriais e colunas de opinião em outro. Assim podemos comparar o viés que cada tipo de texto apresenta na cobertura do jornal.

Na página “Cobertura da Presidência” temos os gráficos de notícias contrárias e neutras sobre Dilma nas capas, editoriais, colunas e artigos de opinião. O mesmo se repete na página “Cobertura dos Partidos Políticos”, agora para PT, PSDB, PSB e PMDB.

Na página “Cobertura da Economia” temos gráficos que representam as notícias positivas, negativas e neutras em relação à economia nas capas, editoriais e colunas de opinião.

Em todas as páginas disponibilizamos gráficos com análises da cobertura nas capas da Folha de S. Paulo em todo o período estudado pelo Manchetômetro, de janeiro de 2014 até o presente.

Índice de Viés, análises de editoriais e colunas de opinião, análise de um ano e meio de cobertura, essas são as novidades que o Manchetômetro apresenta no novo hotsite da Folha de S. Paulo. Em breve será a vez do Jornal Nacional. 

Confira!

 

Para acessar o hotsite da Folha de S. Paulo, clique aqui.

Para acessar a página inicial do MANCHETÔMETRO, clique
aqui.


 
Em breve no site do Manchetômetro:
  • Hotsite do Jornal Nacional;

     
  • Análise computacional de outras mídias eletrônicas.
O Manchetômetro é produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Unsubscribe from this list.