Copy

Servindo ao Senhor no Continente Africano


INFO FAMÍLIA COSTA .

Pemba/Moçambique    -    Abril / 2020

“Elevo os meus olhos para os montes: de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmos 121.1-2)

Temos passado tempos difíceis em todo o mundo, tempo de muitos questionamentos e incertezas, mas que os nossos corações e olhos possam estar voltados para o Senhor, criador dos céus e da terra, voltados para o Senhor que está no controle de todas as coisas, desde a criação até a consumação.

COVID-19

Aqui em Pemba, norte de Moçambique, não tem sido diferente do restante do mundo, até dia 01 de abril foram diagnosticados 10 casos do Covid-19, destes, 08 casos foram de pessoas que vieram contaminadas de outros países e somente 2 foram infectados dentro do próprio país. Em virtude dessa pandemia mundial e entendendo a fragilidade do sistema de saúde do país, o Presidente decretou no dia 01/04 estado de emergência nível 3, para tentar conter o vírus, ou seja, atividades escolares, igrejas, mesquitas, atividades desportivas e de lazer foram encerradas e os cuidados na questão da higienização foram redobrados, as pessoas devem permanecer dentro de casa e sair somente para compra de bens essenciais. Os mercados informais, sua maioria dentro país, assim como o transporte coletivo, foram restringidos. Este decreto tem um período inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, dependendo da situação do país.

Ore conosco por esta situação que tem afetado todo o mundo, em Moçambique o sistema de saúde é bem precário e a nossa oração é que Deus esteja preservando esse povo e sustentando em meio a crise, pois a maioria do povo trabalha “agora” para comer “daqui a pouco”, não podendo sair de casa o maior problema acaba sendo a fome.

ATAQUES POR EXTREMISTAS

Desde 2017, tem ocorrido vários ataques por extremistas na província de Cabo Delgado, o grupo Al-Shabaab tem reivindicado tais ataques, mas não se sabe até o momento a exata razão de tais ataques. 

Não podemos dizer que seja religioso, pois na maioria dos casos os ataques ocorreram contra Muçulmanos, ou seja, não é uma perseguição à cristãos. Durante este período o grupo tem atacado principalmente vilas, onde tem queimado casas e matado centenas de pessoas. Os ataques tem ocorrido na região entre os distritos de Palma e Quissanga, a cerca de 80km de nossa casa, em Pemba.

Na última semana, ocorreram dois grande ataques nos distritos de Mocimboa da Praia e Quissanga, onde o foco dos ataques foram a postos policiais e governamentais para o roubo de armas e também para reivindicar a posse de tais distritos, asteando  sua bandeira. O grupo extremista já deixou estes lugares e aos pouco tem voltado ao “normal”.

Desde então, tem surgido rumores de possíveis ataques a capital da província de Cabo Delgado, a cidade de Pemba, (onde moramos) mas nada confirmado. Temos como missão (MIAF) e time, um plano de contingência e estamos em alerta com esta situação. Até o momento nos sentimos em paz em permanecer por aqui. 

Na terça 31/03) tive uma reunião com nossa liderança (MIAF) e temos mantido contato com outras missões que estão em Pemba e também com a embaixada para entender melhor a situação e, caso seja necessário, iremos realizar uma evacuação da cidade de Pemba.

Em virtude destes ataques, cerca de 150.000 pessoas tem deixado suas vilas e distritos por medo e se deslocado para outros lugares, muitos estão vindo para Pemba, por ser a capital. Isso tem gerado um número muito grande de “refugiados” que tem chegado a cidade, na maioria das vezes somente com a roupa do corpo.

Ore conosco por sabedoria e proteção em meio a esse situação de risco. A maioria dos “refugiados” que tem chegado a Pemba são Mwanis, temos aproveitado para ajudar algumas famílias e também entregar Bíblias em áudio, que o Senhor esteja usando essa ferramenta.

FAMÍLIA

Como família estamos bem, assim como muitos por todo o mundo, tentando se adaptar a nova rotina dentro de casa e de estudos com os meninos, a escola está  enviando o material online, o que exige que nos ensinemos eles em casa… nunca pensei em estudar palavras de física e química em inglês… mas vamos lá!!!

Em relação aos ministérios, também tivemos que nos adaptar. Este mês teríamos Conferência Missionária, encontro com os Mwanis (igreja), treinamento de esporte e etc, mas cancelamos. Temos investido mais tempo no aprendizado da língua, preparo de material para evangelismo e discipulado.

Ore conosco: louvamos a Deus pela vida de cada irmão, familiar e igreja que tem sido nossos parceiros nessa caminhada aqui na África, também queremos agradecer por mais um ano de vida que nosso primeiro filho (Lucas) completou no dia 31/03. Devido a crise que tem afetado todo o mundo, o dólar disparou nas últimas semanas e consequentemente tem afetado o sustento dos missionários que vivem fora do Brasil, estejam orando pela provisão do Senhor.

 

Contribua com a Família Costa

Através da MIAF

Através da MIAF (Missão p/ o Interior da África): Online: pode realizar a contribuição e solicitar boleto através do site http://sa.aimint.org/como-participar/contribuindo 
LINK CONTRIBUIÇÃO MIAF

Através da AMEL

Através da AMEL (Associação Missionária Evangélica Livre) via depósito bancário:
Banco Bradesco
CNPJ: 04.760.938/0001-60
Ag: 0450
CC: 10936-3
ENTRE EM CONTATO:
WhatsApp: +258 84 7886636 / +55 45 99836-0315
E-mail: marcelo.costa@aimint.org / evelyn.costa@aimint.org
Skype: marcelo.evelyn / Instagram: marcelo_pryjmak_costa






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Família Costa · Rua Leon Diniz, 320, Jardim Pancera,Toledo/PR · Toledo, AZ 85902290 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp