Copy
Boletim do Mandato Chico Alencar - #Boletim 726
Rio, 16 de agosto de 2018.
Veja este email no seu navegador
Na estrada, mais uma vez
Carta à cidadania carioca e fluminense:

E cá estou eu iniciando a dura caminhada por uma cadeira no Senado da República. Só topei por saber que é um projeto de muito(a)s. Marielle nos inspira: “Sou porque nós somos”. Só sendo soma dará certo.
    Partimos para a conquista do voto consciente no tempo do desalento por sabermos que ele – o desencanto – não é definitivo. A percepção da inutilidade da política para melhorar a vida das pessoas é real. Mas a Política – com “P” maiúsculo – é, igualmente, o único meio de começar a tirar tanta gente da precarização, da exploração, do sofrimento. Política que pressupõe a auto-organização da população, e não mera delegação. 
    Nossa campanha, franciscana e clara como sempre, será propositiva, mas crítica aos podres poderes que nos infelicitam.  Será de anúncio, sem abrir mão da denúncia das máfias que (des)governam. Será do pé no chão, sem deixar de sonhar alto. Na política, quem não tem utopias se corrompe.
    Assim seguiremos durante esses 45 dias, coerentes com nossa trajetória de vida. Cientes de que essa disputa, contra adversários endinheirados, com latifúndios de tempo de TV e rádio, fruto de alianças espúrias, será dificílima.
    Mas temos o que eles não têm: adesão consciente, militância voluntária, ideias e causas – de justiça, igualdade, ética pública – a nos mover. 
    Esse pleito traz a novidade de uma sombria conjuntura de retrocessos. Promissora, porém. Conto com você nesse continuado aprendizado. Como diz Samuel Beckett, “todo dia algo é acrescido ao nosso saber, desde que suportemos as dores”.
    Entramos nessa campanha com muita garra. E sem rabo preso: ficha e vida limpas! E também sem buscar vitória a qualquer preço, comprando votos, mentindo, enganando, prometendo mundos sem fundos. O povo anda cansado disso.
    Cultivo minha religiosidade, mas nunca fiz uso político dela. Todas as crenças têm seus grandes pensadores. No cristianismo, Paulo pregou para os “de fora”, para os “diferentes”. Em uma de suas cartas – à comunidade de Corinto, na Grécia – ele fala de uma condição de liberdade e despojamento que me comove desde a juventude: “tidos como tristes, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo”.


Assim sigamos. Vamos juntos!


Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2018.


 
PSOL brilha no Congresso em Foco
 
Se política fosse um esporte, seria possível dizer que a bancada do PSOL teve 100% de aproveitamento no Prêmio Congresso em Foco, nesta segunda (13), em Brasília. É que todos os parlamentares do partido na Câmara receberam troféus na premiação que elege os melhores deputados e senadores do país. 
Escolhido o melhor deputado na votação dos jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso, Chico também foi laureado na escolha do júri especializado. Além disso, foi premiado pelo voto popular na categoria “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”. Este é o segundo ano consecutivo que Chico é considerado pelos jornalistas o parlamentar que representa melhor a população na Câmara.

Outro destaque foi Glauber Braga, eleito melhor deputado pelo júri especializado. Glauber também ficou em quarto na votação dos jornalistas. Na mesma eleição, Ivan Valente ganhou a segunda posição e Luiza Erundina, a quinta. Na votação popular, Jean Wyllys foi destaque na categoria Redução das Desigualdades Sociais.
Entre os 513 deputados e deputadas, somente Chico e Erundina foram premiados em todas as edições realizadas do Prêmio Congresso em Foco. Desde 2006, os dois deputados do PSOL são sempre escolhidos entre os melhores no voto popular, da internet e na avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso.
Marielle eternizada na Uerj
A nossa imortal Marielle Franco foi homenageada e eternizada nesta terça (14) na cerimônia de inauguração da Concha Acústica da Uerj, agora rebatizada “Concha Acústica Marielle Franco”. Na ocasião, foi inaugurada uma placa oficial em homenagem à vereadora e ativista, morta há cinco meses em uma emboscada política ainda sem solução. A decisão da homenagem foi tomada em unanimidade, em maio, pelo Conselho Universitário.
Mais cedo, à tarde, a Câmara dos Vereadores do Rio aprovou, em sessão extraordinária, os cinco projetos de lei (PL) de Marielle que estavam em pauta – três, por unanimidade. Entre os PLs, o que batiza a tribuna da casa com o nome da vereadora. Dois projetos de Marielle ainda estão pendentes: o que garante assistência técnica pública para regularizar habitações de baixa renda e o que propõe a criação do Dia de Luta contra a Homofobia.

 
Agenda
PSOL nas ruas: vai começar!
Nesta quinta (16), às 9h, Chico e todos os candidatos e as candidatas do PSOL Rio de Janeiro celebram a abertura da campanha eleitoral nas ruas com uma caminhada da Praça Mauá, Zona Portuária do Rio, até o Buraco do Lume/Praça Mário Lago, no Centro. Haverá panfletagem e corpo a corpo com eleitores. Imperdível!
Tarcísio na Band
Também nesta quinta (16), nosso candidato ao governo do Rio, Tarcísio Motta, participa do debate dos candidatos na Band, às 22h. Assista e veja Tarcísio brilhar mais uma vez contra as máfias que quebraram o estado do Rio. Elas não podem voltar ao poder!
Cumplicidade criminosa - Chico Alencar
http://bit.ly/cumplicidadecriminosa

Sem filha, sem pai - Antonio Francisco da Silva Neto
http://bit.ly/semfilha

 
Instagram
Instagram
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Site
Site
Email
Email
Crédito da foto da bancada: PSOL na Câmara

Caso não deseje mais receber nossos emails,
DESCADASTRE-SE AQUI.


atualize sua inscrição