Copy
Boletim do Mandato Chico Alencar - #Boletim 730
Rio, 14 de novembro de 2018
Veja este email no seu navegador
Ver este email no navegador
Oito meses sem resposta
Neste dia 14 acumulam-se oito meses em que as perguntas nos atravessam e apertam a garganta: quem matou Marielle e Anderson? Quem mandou matar? Por quê? A demora nas investigações levou, no início deste mês, a Polícia Federal a anunciar que investigará se um grupo criminoso ligado às investigações atuais, além de milicianos, estariam obstruindo a elucidação do caso. A investigação precisará ser investigada! Nesta quarta (14), a Anistia Internacional, por sua vez, sugeriu a criação de uma comissão formada por peritos, juristas e especialistas sem qualquer ligação com órgãos do Estado, para acompanhar as investigações oficiais. Enquanto isso, nos resta a saudade e nos cabe cobrar as respostas, para que esse caso não inaugure um período (sombrio) de criminalização ainda maior dos defensores dos direitos humanos. Assista ao vídeo de Chico sobre a triste data.

Foto: Página Marielle Franco no Facebook
MP da Sede e da Conta Alta
 
Chico e os deputados do PSOL na Câmara se mobilizaram para atrasar a votação da Medida Provisória 844, que será arquivada caso não seja apreciada até a próxima 2ª (19). A MP de Michel Temer já está sendo chamada de “MP da Sede e da Conta Alta”, por modificar a Lei Nacional de Saneamento para entregar o setor à privatização, principalmente os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento dos esgotos. Até dia 19, você pode pressionar os deputados a barrarem a MP 844. Veja a lista completa de parlamentares e seus contatos aqui. Caso não seja derrotada logo por votação dos deputados, a medida, considerada inconstitucional, irá para o Senado.
Atraso que não avança
A comissão especial que discute o projeto de lei Escola sem Partido adiou mais uma vez nesta terça (13) a votação de seu relatório. O PSOL e outros partidos de oposição novamente obstruíram a apreciação do PL, que precisaria acontecer até o fim de 2018 para não ser arquivado. Assista aqui ao vídeo em que Chico fala sobre o assunto.

Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Aprovado: mais saúde na mídia
 
Nesta terça (13), foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei 7.670/06, de nosso mandato, que assegura a veiculação gratuita de informação educativa sobre o câncer pelas emissoras de rádio e TV. Terminativo, o texto do projeto no entanto sofreu algumas alterações: a obrigatoriedade do conteúdo valerá somente para emissoras públicas e por três minutos, em vez dos cinco propostos. De qualquer forma, é uma vitória parcial. O projeto segue agora para votação no Senado.
Tragédia natural, luto seletivo
No último sábado (10), Niterói amanheceu com a triste notícia de um grave deslizamento no Morro da Boa Esperança, que deixou 15 pessoas mortas e muitas outras desabrigadas. Ainda não faz uma década do desastre do Morro do Bumba, na mesma cidade, em que também após chuva intensa 56 pessoas morreram em um grande deslizamento que arrastou casas e destruiu famílias. Foi em 2010. E a tragédia continuará se repetindo enquanto não tivermos cidades democráticas, com planejamento urbano, cujo solo não seja objeto constante de especulação imobiliária e onde haja saneamento e infraestrutura para todas as classes. Assista ao vídeo em que Chico homenageia as vítimas na tribuna da Câmara.

Agenda

Consciência Negra
Neste domingo (18), entre as celebrações e manifestações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, o MTST e as Brigadas Populares organizam o 5º ato “Leblon Vai Virar Palmares”, que acontece no Posto 11 da praia. A escolha do local lembra as revistas coletivas em ônibus da periferia rumo ao bairro de elite, comuns no verão. E na terça (20), a Marcha da Periferia sairá às 10h do Viaduto de Madureira e irá caminhar pela Estrada do Portela até a Praça Paulo da Portela, no mesmo bairro, onde haverá apresentações de rodas de samba, de jongo e blocos.
Mulheres do mundo: WOW!
Desta sexta (16) a domingo (18), o Rio recebe o Festival Mulheres do Mundo (Women of the World - WOW), pela primeira vez na América Latina, com centenas de debates e oficinas com mulheres da cultura, empreendedoras e ativistas políticas. Várias parlamentares e quadros do PSOL, como Sonia Guajajara, Talíria Petrone, Renata Souza e Luciana Boiteux, entre outras, estarão entre as palestrantes. O festival é inteiramente gratuito e metade das entradas estará disponível duas horas antes para retirada no local. Conheça todas as atividades e programe-se!
Artigos
A imprensa estrangeira e Bolsonaro - Brian Winter

Ponto fraco da nova direita  - André Borges 

Prévias para uma frente democrática - Bianca Tavolari e Gabriel Busch de Brito

 
Instagram
Instagram
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Site
Site
Email
Email
Você está recebendo este email porque está cadastrado na lista do Mandato Chico Alencar. Caso não deseje mais receber nossos emails, DESCADASTRE-SE AQUI.
 
Mandato Chico Alencar
Brasília: Câmara dos Deputados - Anexo IV - Gabinete 848. Tel: (61) 3215-1848
Gabinete Rio: Rua Joaquim Silva, 56 (sexto andar) - Lapa. Tel: (21) 2232-4532 / Rio De Janeiro, RJ 20241-110 / Brasil


atualize sua inscrição