Copy
Boletim do Mandato Chico Alencar - #Boletim 728
Rio, 8 de novembro de 2018.
Veja este email no seu navegador
Ver este email no navegador
Longa vida à Constituição!
Nesta segunda (5), foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal. Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição vem sendo alvo de uma série de ameaças pelo novo presidente eleito e sua ainda não completa equipe e entourage. Assista ao vídeo da fala do Chico na sessão especial sobre o tema.
 
PSOL vezes 10
 
Nesta quinta (8), a bancada de deputados do PSOL teve um encontro com os parlamentares recém-eleitos e suas equipes, na Câmara, em Brasília. A nova bancada cresceu bastante: terá, ao todo, 10 parlamentares. Uma grande notícia, além disso, é que o PSOL atingiu o ideal de paridade de gênero: serão exatamente cinco mulheres e cinco homens em ação. São elas e eles: Luiza Erundina (SP), Talíria Petrone (RJ), Áurea Carolina (MG), Sâmia Bomfim (SP), Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ), Marcelo Freixo (RJ), Jean Wyllys (RJ), Ivan Valente (SP) e Edmilson Rodrigues (PA). A bancada mais combativa e premiada do Brasil está mais forte que nunca e nosso mandato se sente muito bem representado!

Foto: PSOL na Câmara
A política segundo Moro
 
O juiz federal Sérgio Moro aceitou na última quinta (1º) o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para chefiar o Ministério da Justiça. Assim que a notícia veio à tona, as redes sociais entraram em polvorosa: um vídeo de 2016 mostrava Moro dizendo que “não seria apropriado postular qualquer espécie de cargo político, pois isso poderia colocar em dúvida a integridade” do trabalho que fez à frente da Lava Jato, que culminou com a prisão, sem provas concretas, do ex-presidente Lula. Questionado pela imprensa sobre a afirmação nos dias seguintes, o juiz negou que o cargo de ministro tenha teor político, mas sim “técnico”. Foi da mesma forma, sem cerimônia, que em 2016, quando fez a divulgação ilegal de ligações entre a então presidente Dilma e Lula, e após ser muito criticado por especialistas, Moro saiu da situação: à época, com um simples “pedido de desculpas” ao STF e negando motivação política, ficou impune. Mais coerência, Vossa Excelência!
PSOL Nacional pela democracia
 
O Diretório Nacional do PSOL realiza neste fim de semana (9, 10 e 11) sua primeira reunião após as eleições gerais. Os 61 integrantes da direção farão um balanço sobre o processo eleitoral, analisarão a conjuntura e os desafios a partir do resultado das urnas e definirão as tarefas partidárias para o próximo período.
O evento será aberto na sexta com um grande ato pela democracia, que terá as presenças de Guilherme Boulos; da nossa bancada federal (incluindo os atuais e os recém-eleitos); de deputados estaduais; de vereadores e de diversas outras lideranças partidárias. Conduzido por Juliano Medeiros, presidente do partido, o ato também será aberto à militância e reafirmará o compromisso do PSOL em defesa da democracia e dos direitos com a luta e contra as ideias fascistas do presidente eleito Jair Bolsonaro. 
O sábado será reservado ao debate sobre o resultado das eleições e o desempenho do PSOL em todo o país, cuja bancada na Câmara passou de seis para 10 deputad@s, e o número de deputad@s estaduais saltou de 12 para 18. No domingo, os integrantes do Diretório votarão as resoluções do partido no próximo período.
O evento tem início nesta sexta (9), às 19h, no auditório Raffaello do San Marco Hotel, em Brasília (SHS, quadra 5, Bloco C, Setor Hoteleiro Sul).
 
Último material do mandato!
Já está online a versão virtual do último livreto de nosso mandato, com uma análise da conjuntura que está por vir e um histórico das principais conquistas de Chico e da nossa equipe. Acesse aqui!
 
Em tempo:
Mais 10 deputados da Alerj tiveram a prisão decretada nesta quinta (8). A quantidade de parlamentares presos da Assembleia Legislativa do Rio chega a quase 10% do total da casa, todos da máfia cabralina — alguns recém-reeleitos (acorda, povo!). As novas prisões são fruto da Operação "Furna da Onça": o nome se refere a uma salinha perto do plenário, destinada a conversas reservadas...
Artigos
Claro como o Sol - Vladmir Safatle 

Propaganda eleitoral e universidades - Henrique Neves da Silva 

Blockbuster contra o crime - Álvaro Costa e Silva

 
Instagram
Instagram
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Site
Site
Email
Email
Você está recebendo este email porque está cadastrado na lista do Mandato Chico Alencar. Caso não deseje mais receber nossos emails, DESCADASTRE-SE AQUI.
 
Mandato Chico Alencar
Brasília: Câmara dos Deputados - Anexo IV - Gabinete 848. Tel: (61) 3215-1848
Gabinete Rio: Rua Joaquim Silva, 56 (sexto andar) - Lapa. Tel: (21) 2232-4532 / Rio De Janeiro, RJ 20241-110 / Brasil


atualize sua inscrição