Copy
 E se as relações fossem menos aparência 
e mais sobre consistência? Menos sobre o hoje e mais sobre uma vida inteira. Menos sobre o que eu quero e mais sobre o que desejamos. Menos sobre paixão e mais sobre companheirismo, menos sobre tesão e mais sobre construção. Um amor de uma vida é quase nada sobre o que é inédito. É mais do mesmo, é episódio repetido, é vale a pena ver de novo. Um amor é gostoso quando acontece pela primeira vez, mas é muito mais valioso quando dura. Milhares de vezes, uma vida inteira. 
Pensando em como compartilhar este texto?
Preparamos dois formatos de arte:
textão completo ou trecho impactante. É só escolher, salvar e postar! Ah, não esquece de marcar o nosso perfil: @newplan.journal. 
Já ouviu nossa playlist nova? Em parceria com nossa amiga e DJ, Clara Ribeiro, escolhemos só as melhores para ouvir enquanto lê.
PLAY>>
links que valem a leitura
 O que você seria capaz de fazer para trabalhar remoto para sempre? 
A discussão sobre trabalho remoto continua a todo vapor nos Estados Unidos e consequentemente ao redor do mundo. Depois de um artigo polêmico no New York Times dizendo que "a América estava se tornando preguiçosa" devido às jornadas cada vez mais flexíveis de trabalho, foi acesa a chama que faltava para acirrar a disputa entre fãs e haters do tal home office. Nesta matéria, os relatos de trabalhadores que toparam até transição de carreira, só para continuar de casa. REFINERY29 (en)

 Mulheres torcedoras lutam por respeito e espaço nos estádios 
Ainda que o assédio seja uma pauta recorrente, muitas torcedoras driblam cantadas, piadinhas e assobios para acompanharem os times do coração de perto. Quando o problema não é o assédio, é a invalidação, como se as mulheres não pudessem ou soubessem opinar sobre futebol. Sim, o ano é 2023 e ainda estamos discutindo isso. MINA (pt)

 Quando nossas vidas pessoais se tornaram tão profissionalizadas? 
De calendários a planilhas, tudo vale na hora de administrar as listas de supermercado, os eventos com os amigos e os gastos familiares. A chamada “corporativização" da vida íntima parece estar em todo lugar e a gente não tem certeza até que ponto isso é bom. NYT (en)

 Demissões em massa em tecnologia afetam mais as mulheres 
As dificuldades que as mulheres enfrentam nas carreiras em tecnologia não são de hoje, mas sim representam uma tendência global. Analistas da Eightfold AI sugerem que as profissionais femininas têm 65% mais chances de serem demitidas durante um processo de desligamento em massa, o que parece paradoxal, uma vez que as mulheres já são minoria no setor. Nenhuma novidade até aqui. MEIO E MENSAGEM (pt)
links que valem o download
 “Miniguia: Centro do Rio de Janeiro” por The Summer Hunter (pt) 
Apesar deste guia ter sido feito em abril para o período do festival Queremos!, a gente tá de olho na cidade maravilhosa pois em poucos dias estaremos lá para curtir o Web Summit 2023. Para quem vai ficar mais perto do centro ou tem a intenção de se deslocar até lá, estas dicas são atualizadas boas demais. 
se esta seção fosse um livro
"Ressaca literária": como esquecer aquele livro?
Sabe quando você está chegando à última página de uma obra literária que consumiu seus pensamentos nas últimas semanas? Quando, apesar da vontade de continuar preso naquela narrativa, você precisa retornar à realidade, afinal aquele livro simplesmente acaba? Quando você se dá conta que aqueles personagens seguirão vivos apenas na sua memória? Ai que tristeza, mas é real: viver de ressaca literária acontece com quase todo leitor. Em homenagem ao Dia Mundial do Livro (23.04), cola aqui que a gente desvenda - ou pelo menos tenta - os efeitos deste fenômeno. 

// Não é diferente de outras emoções
Ao tentarmos entender mais profundamente o que é esta tal “ressaca literária”, vamos percebendo que - apesar da condição atingir cada leitor de maneira diferente - ela, em si, não difere muito de outros sentimentos. E se tem uma coisa que aprendemos nos últimos anos sobre nossas emoções, é a importância de reconhecermos e processarmos como está estamos nos sentindo antes de tentar seguir em frente. Assim como nos términos de relacionamento, tem sempre aquele que não consegue lidar com o fim da obra ou aquele que se nega a encerrar o último capítulo do livro, evitando seu fim e, claro, tem o tipo que não consegue seguir em frente, começar uma nova história, dar sequência à rotina e se abrir à possibilidade de um novo amor. Se você acha que a gente tá viajando, há explicação científica para o fenômeno que está diretamente relacionado aos benefícios – e à importância – da leitura.


// Hora do diagnóstico
Para os especialistas, a ressaca literária pode se apresentar mais fisicamente, por meio de um comportamento emocional, que envolve vazio, estagnação e falta de motivação. Quem sofre com isso pode, por exemplo, querer só falar sobre o livro e ser incapaz de se interessar por outros temas e pautas.
É um processo químico, como pontua a psicóloga Kristen Roye nesta entrevista: "Conforme lemos, nossos cérebros vivenciam o que os personagens vivenciam. Quando eles se apaixonam, por exemplo, seu cérebro pensará que também está experimentando os sentimentos e emoções associados ao amor".


// Supera como?
Entre as táticas para sobreviver à ressaca literária, algumas dicas são: 
1. Fazer pausas nas leituras - respeite seu tempo;
2. Ler mais de uma obra ao mesmo tempo é uma boa dica para distrair; 
3. Procurar outra história parecida ou o contrário - pular da ficção para um livro de ciência e por aí vai; 
4. Ter um "diário de leituras" ou se lembrar de bons hábitos (escrever é uma das melhores ferramentas de elaboração e cura) também pode ajudar nesse processo. Esse
diário aqui tá no nosso coração <3 ( e se gostar também dá para comprar ele e outros produtinhos com desconto de 15% OFF, usando nosso cupom NPJ).

Qualquer que seja a solução, vale lembrar que um pouquinho de fossa não faz mal a ninguém e você pode experienciar o luto o tanto, e o tempo, que for sem esquecer,  como já escreveu Carlos Drummond de Andrade que "as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão". Ai que profundas estamos, né?
Já sofreu deste tipo de ressaca? Conta pra gente com qual livro?

1.  Eles de volta no palco, juntos

 2.  A Dove e suas campanhas

 3.  Gamei nesse Vans. Só eu?
Vale lembrar que toda semana compartilhamos a planilha GIVE&GET pela qual você pode se conectar com pessoas que fazem parte da nossa comunidade. Além disso, deixamos disponíveis todos os downloads que já rolaram por aqui na nossa pasta NEW PLAN RESOURCES. Ilustrações Carol Coura.
manda um oi?
@newplan.journal
Website






This email was sent to <<E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
New Plan Journal ® 2020 · São Paulo · São Paulo, SP 05018-010 · Brazil