Copy

FEBAB INFORMA
Ano 1   Número 1   Março 2015


26º. CBBD – “Biblioteconomia, Ciência e Profissão”
Depois da 40 anos, o maior congresso de profissionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação volta a cidade de São Paulo. O  26º. CBBD acontecerá no período de 21 a 24 de julho de 2014, no Centro de Convenções Rebouças.
 Com o tema “Biblioteconomia, Ciência e Profissão” esta edição pretende aproximar todos os profissionais que atuam nas bibliotecas, centros de documentação e informação, bem como docentes e pesquisadores da área.  A FEBAB acredita que todos construímos a Biblioteconomia diariamente, cada um na sua especialidade, e o  evento será um espaço de integração e reflexão. O tema está alinhado com a proposta da gestão FEBAB – 2014/2017 -  que é trabalhar no fortalecimento e reconhecimento das bibliotecas como um direito de todos os cidadãos que vivem no Brasil. Saiba mais sobre o CBBD.



COMISSÕES BRASILEIRAS DA FEBAB
Um dos importantes trabalhos da FEBAB é a constituição de comissões brasileiras para discutir temas que são prioritários na agenda nacional das bibliotecas. Esse trabalho é possível pela contribuição de pessoas que dedicam seu tempo para as discussões. Há quatro comissões em funcionamento. Saiba mais sobre as comissões. 


ACONTECE NAS ASSOCIAÇÕES
Dia do Bibliotecário
As associações do Distrito Federal e de Sergipe têm novas diretorias. Ricardo Rodrigues é o novo presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e Telma de Carvalho, vice-presidente da FEBAB, assume a presidência da Associação dos profissionais bibliotecários e documentalistas de Sergipe.
Comemorações do Dia do Bibliotecário: 12 de março
As associações filiadas estão programando atividades para o Dia do Bibliotecário. Saiba sobre as programações. Saiba mais sobre as Associações.
 
TÚNEL DO TEMPO
Anel de Formatura
Foi em janeiro de 1963, durante a reunião Anual do Conselho Diretor da FEBAB que foram votadas as três sugestões apresentadas pela Associação Paulista de Bibliotecários, Associação dos Bibliotecários Municipais de São  Paulo e Associação dos Bibliotecários do Paraná para escolha do anel de grau do Bibliotecário. Segundo o registro da reunião, “o  anel deveria ter as seguintes características: pedra ametista, com os emblemas da lâmpada de Aladim e um livro aberto. Simbolismo: ametista – clássica pedra da amizade, reforça a memória, preserva de alucinações. Defende contra a embriaguês. É a pedra usada em anéis de bispos. Lâmpada de Aladim: desde os tempos antigos simboliza a perene vigília, a atividade intelectual, o árduo trabalho das espaculações lítero-científicas. Livro aberto significa o oferecimento da educação e da cultura. A confecção em ouro, tendo nas lateriais os símbolos em platina para ficarem em relevo”.

PARCEIROS DA FEBAB
É com muita satisfação que a FEBAB lançou o programa “Parceiros da FEBAB” que conta com o apoio de empresas e instituições que comungam do mesmo sentimento – que as bibliotecas são espaços democráticos de acesso à informação, à leitura e cultura. Assim, por meio do apoio financeiro desses parceiros investimos na  continuidade dos trabalhos do movimento associativo em prol dessa causa. As informações para o Programa podem ser obtidas pelo telefone (11) 3257-9979 ou por e-mail: febab@febab.org.br
 

26º. CBBD – “Biblioteconomia, Ciência e Profissão”

 A estrutura do congresso contará com:
  •  Conferências: Autoridades no assunto serão convidadas para apresentarem o tema de sua especialidade, que deverá versar sobre tendência ou inovação na área.
  •  Mesa Redonda: Reunião de pesquisadores ou profissionais para apresentarem e debaterem um tema a partir de distintas visões.
  •  Conversando sobre: Discussão sobre tema específico, de modo informal, com profissionais especializados. Deverá trazer uma prática exitosa para suscitar a discussão e troca de experiências entre os conversadores.
  • Posteres digitais: apresentações em forma de painéis digitais, expostos em computadores, com a presença do(s) autor(es) para conversar(em) com os interessados em horários específicos.
  •  Palestras: especialistas brasileiros e estrangeiros que falarão sobre temas emergentes da área.
  • Eventos paralelos: II Fórum de Biblioteconomia  Escolar e IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas
O espaço “Conversando sobre...” é uma inovação desta edição. Trata-se de atividade na qual especialistas em determinado assunto apresentarão suas práticas profissionais com o intuito de provocar uma discussão ampla com os participantes. O objetivo é criar um ambiente propício ao diálogo entre apresentadores e assistentes, que permita a troca e compartilhamento de experiências bem sucedidas na área.
Os trabalhos podem ser apresentados até 31 de março. Compartilhe sua experiência!
Todas as informações estão disponíveis no portal da FEBAB- www.febab.org.br .                                                                Volta início


Comissões Brasileiras da FEBAB

Comissão Brasileira de Biblioteca Escolar – presidida por  Prof. Dr. Claudio Marcondes -Bibliotecário com mestrado  e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, como sub-área geração e uso da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos informacionais, produtos e serviços de informação, tipologias de unidades de informação e biblioteca escolar. Atualmente exerce a função de vice chefe do Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Coordenador da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.

Comissão Brasileira de Acesso Aberto e Direitos Autorais – presidida por Cristiana Alvarez - Cristiana é pesquisadora sênior e doutoranda na Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado em Sociologia na mesma universidade e trabalhou como pesquisadora nas áreas de direito autoral e privacidade por seis anos no GPOPAI- Grupo de Pesquisa em Política Públicas para o Acesso à Informação da Escola de Artes e Ciências Humanas da USP. Acompanha as negociações em direitos autorais e patentes na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) como representante da Civil Society Coalition (CSC), uma coalizão internacional de organizações de direitos dos consumidores, de interesse público e de defesa dos países em desenvolvimento. Foi assessora técnica no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br.

Comissão Brasileira de Acessibilidade – presidida por Profa. Dra. Salete Cecília Souza, Salete Cecilia de Souza – Bibliotecária e  Mestre em Engenharia de Produção. Coordena a Biblioteca da UnisulVirtual e o Programa de Promoção de Acessibilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). È bibliotecária voluntária da Fundação DorinaNowill para Cegos

Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias – presidida por Viviane Carrion Castanho - bibliotecária, Diretora Biblioteca Central, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nas próximas edições vamos divulgar os integrantes, os planos de trabalho e as atividades que vem sendo desenvolvidas pelas Comissões.                                                                                      Volta início
 
Acontece nas Associações

ABDF - Palestra “Bibliotecas e sociedade brasileira” com o especialista em Educação Claudio de Moura Castro. Agenda completa do evento disponível pelo
ACBSC – Agenda com de atividades em diferentes espaços da cidade.
  • Dia 09 de março: Oficina de Fanzine com Ailton Pereira Junior
  • Dia 10 de março: Palestra “Inglês além de gramática e vocabulário: o desafio e a oportunidade de comunicação através das fronteiras culturais”com  Prof. Dr. ShawnMullet
  • Dia 11 de março:  Bate-papo sobre inclusão social com apresentação cultural “O Pequeno Príncipe” com crianças da ONG CEDEP
  • Dia 12 de março: Guia de Leitura: Histórias para encantar e coquetel de comemoração com Gelson Bini
  • Dia 13 de março: Bibliotecários fora da biblioteca: compartilhando experiências com Diego Abadan (Lepidus), Osias Rosário (2º Registro de Imóveis de Florianópolis), Natan Amboni de Souza (Knowtec) e Roberta de Bem (pesquisadora).
  • Dia 14 de março:  5ª edição da Caminhada da Biblio
  • A programação completa pode ser conferida pelo  http://www.acbsc.org.br/
ABMG - Está organizando passeio ao Santuário do Caraça. Informações pelo http://abmg.org.br/2015/02/abmg-convida-visita-ao-seminario-do-caraca-07032015/                                     Volta início
 


Adriana Cybele Ferrari
Presidente da FEBAB



Dia do Bibliotecário
 

MARÇO
12


A Diretoria parabeniza todos os bibliotecários. Profissionais que contribuem cotianamente para que a sociedade tenha pleno acesso à leitura, à informação e cultura!



Participe do Movimento Associativo

A ampliação do espaço do bibliotecário nas esferas de decisão depende do engajamento de todos!
Informe-se