Copy

FEBAB INFORMA
Ano 1   Número 3   Setembro 2015
<<First Name>>


26º CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO 2015

O 26º CBBD que teve o tema “Biblioteconomia, Ciência e Profissão” aconteceu no período de 22 a 24 de julho de 2015, na cidade de São Paulo, SP e contou a presença de 1100 profissionais que atuam nas diversas áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e correlatas. O evento contou com seis mesas redondas, 15 conferências, 311 trabalhos orais, 104 pôsteres, 13 conversando sobre, 10 minicursos, e visitas técnicas. O espetáculo “Mário de Andrade Convida” abriu o congresso na Sala São Paulo, mostrando o pioneirismo e presença do escritor no mundo das bibliotecas e a da cultura.  Na oportunidade foram feitas homenagens para a Profa. Dra. Neusa Dias de Macedo, por sua trajetória e atuação no movimento associativo brasileiro, e para a Fundação Escola de Biblioteconomia de São Paulo – FESP/SP, pelos 75 anos do Curso de Biblioteconomia.
Tivemos quatro dias intensos de trabalho, de integração e compartilhamento que só foi possível graças a generosidade dos convidados nacionais e internacionais, moderadores, relatores, associações filiadas, e, sobretudo pelos os profissionais que disseram “sim” ao convite da FEBAB para estarem conosco. O relatório com dados do evento está sendo preparado e será divulgado oportunamente. Por hora, queremos agradecer a todos que colaboraram para que a 26ª. edição pudesse acontecer com sucesso.  Analisando as avaliações dos participantes, pudemos observar o alto grau de satisfação com o conteúdo pensado para dar “voz” a todos os tipos de bibliotecas.
É importante ressaltar que o CBBD é um dos meios de garantir a sustentabilidade da FEBAB, assim, participar do evento significa também a colaborar com a continuidade do trabalho da Federação no fortalecimento das bibliotecas e de seus profissionais.
 

CBBD e a criação do CLUBE DO LIVRO “Expect More: Demanding better libraries for today´s complex world.

O Professor David Lankes, da Universidade de Syracuse nos Estados Unidos, escreveu em 2012 o livro “Expect More: Demanding Better Libraries for Today’s Complex World”. Conhecendo essa obra resolvemos convidá-lo para participar do 26º. CBBD, porém, como ele não pode vir ao Brasil enviou um vídeo com sua palestra que foi exibido na primeira plenária do evento. Em setembro de 2014 o livro começou a ser traduzido para ao português por Jorge do Prado, que ao final seria distribuído livremente da mesma forma como vem sendo feito com a edição em Inglês. Entretanto, na exibição do vídeo no evento, tivemos a ideia de fazer um Clube do Livro, que foi muito bem aceita tanto entre o público do evento, como pelo autor.  Assim já está disponível três capítulos, e serão publicados os demais. Os profissionais podem comentar e essas impressões serão traduzidas para o Prof. Lankes de modo que ele participe da conversa sobre sua obra. Participe e discuta com seus colegas as ideias desse instigante livro e, é claro, compartilhe conosco!

Para acessar:

Expect More: Demanding Better Libraries for Today’s Complex World”

PRÊMIO EIFL: BIBLIOTECAS PÚBLICAS INOVADORAS QUE CONTRIBUEM PARA A ALFABETIZAÇÃO

A EIFL (Electronic Information for Libraries) está buscando excelentes exemplos de serviços de bibliotecas que usam a tecnologia digital para ensinar as pessoas analfabetas a ler e escrever e/ou para melhorar os níveis de alfabetização.
Os serviços podem ser oferecidos para cidadãos de qualquer idade e sexo (incluindo crianças, jovens, adultos ou idosos) que têm necessidades de alfabetização.
O prazo para as inscrições é até 12 de outubro de 2015.
Para saber mais sobre o prêmio, acesse o site:
Prêmio EIFL


COMISSÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NO SENADO FEDERAL

Em 17 de agosto, no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, durante o Seminário Políticas Públicas para Bibliotecas, realizado pelo Sistema CFB / CRBs, a presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), a bibliotecária Viviane Carrion Castanho, destacou as expectativas destes organismos partícipes da formação em nível superior no país sobre o Projeto de Lei do Senado nº 28 de 2015, que institui a Política Nacional de Bibliotecas.

Regina Celi de Souza, presidente do Sistema CFB / CRBs e Viviane Carrion Castanho, presidente da CBBU no evento no Congresso Nacional

ESTÁGIOS “PROFISSÃO CULTURA” – MINISTÉRIO DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO DA FRANÇA
 
Estão abertas as inscrições para o programa de estágio de bibliotecários brasileiros na França. O programa acontece na Bibliothèque Publique d’Information (BPI) e em outras bibliotecas públicas francesas.
Para participar, é preciso falar e escrever francês. Os candidatos devem apresentar um eixo de trabalho ou um projeto relacionados com o desenvolvimento da biblioteca em que atua.
Além da moradia e da cobertura de segurança social, a BPI oferece uma bolsa para os custos de transporte local e alimentação. Já a viagem é de responsabilidade do candidato ou da instituição em que trabalha.
Os estágios são destinados a bibliotecários estrangeiros com responsabilidades em bibliotecas públicas no país de origem. Eles oferecem a possibilidade de formação prática através de um estágio de 6 a 8 semanas sobre o tema proposto pelo candidato e aprovado pela BPI.
Para se candidatar siga as instruções e faça o download do formulário de inscrição disponível no site da BPI:
Estágio BPI

O prazo é até 20 de novembro de 2015.



Adriana Cybele Ferrari
Presidente da FEBAB




 



Queremos conhecer nossos profissionais.

A FEBAB precisa aprimorar seus canais de relacionamento com os profissionais. Assim, está realizando um levantamento das pessoas que trabalham no campo das bibliotecas e áreas correlatas, de todo o Brasil. É muito importante atualizar o seu cadastro. Não custa nada e leva menos de dois minutos. Divulgue para os seus colegas.  Serão realizados sorteios com as pessoas que se cadastrarem.
Atualize seu Cadastro