Copy

FEBAB
FEBAB INFORMA
Ano 2   Número 3   Dezembro 2016


27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação  2017
Como já anunciado, a 27º edição do CBBD 2017  terá como tema a “Agenda 2030 d0 desenvolvimento sustentável: como as bibliotecas podem contribuir com sua implementação”. O congresso acontecerá no período de 16 a 20 de outubro de 2017, no Centro de Eventos da cidade de Fortaleza, Ceará.  Estamos preparando novidades para essa edição e pretendemos fazer reverberar o tema em todo o país. Com certeza teremos um grande evento e seu sucesso dependerá da participação de todos, enviando trabalhos, divulgando o evento e participando dos debates para construirmos juntos a Biblioteconomia que desejamos. Programem-se para esse importante encontro! Esperamos todos vocês! Em breve divulgaremos o endereço do site do evento.


Palestra com Fabiano Cataldo
A palestra “O Bibliotecário, a História do Livro e a Preservação: relações necessárias” aconteceu dia 02 de dezembro de 2016, na cidade de São Paulo. O evento foi realizado em parceria com a Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP e contou com a presença de profissionais e estudantes da área de Biblioteconomia e outros interessados no tema.  Agradecemos o apoio da bibliotecária Maria do Carmo Alvarez (Carminha) e sua equipe pela sempre pronta acolhida à FEBAB, sem a qual não teríamos sucesso nesta empreitada!

 
Escudo Azul  
Em 17 de outubro p.p.  recebemos a informação que  a  tivemos o  Reconhecimento Oficial do “Comitê Brasileiro do Escudo Azul -Blue Shield Brazil”   que terá Maria Izabel Branco Ribeiro  como presidente, Alessandra Labate Rosso – como vice-presidente tesoureira e Liliana Cardinalli - secretária-geral. A FEBAB está integrada neste comitê que teve sua primeira reunião dia 21 de novembro de 2016, na sede do Museu de Arte Contemporânea da USP e contou com a presença de Adriana Cybele Ferrari, Presidente da FEBAB.
Parabenizamos os esforços de Maria Izabel para conseguir o reconhecimento tão desejado pelo Brasil e, também, prestamos nossas homenagens à Profa. Dra. Celia Zaher que apresentou o “Escudo Azul” às bibliotecas e à FEBAB. A implantação do Programa no Brasil foi objeto de discussão durante o 2o. Congresso INTEGRAR, organizado pela FEBAB, em São Paulo, em 2006. O evento congregou bibliotecários, arquivistas e museólogos, que recomendaram a criação de um Comitê Brasileiro. Ainda naquele período houve uma sessão de instalação do Comitê, realizada no Arquivo Nacional, em 09 de novembro de 2006, e contou com a presença dos dirigentes do Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, FEBAB, Conselho Federal de Biblioteconomia, Associação Brasileira de Arquivistas, Conselho Nacional de Arquivos e Escritório Regional da IFLA (IFLA LAC). Porém, apesar de todas as ações empreendidas, não foi possível  obter o  reconhecimento junto aos órgãos responsáveis.
Por esse motivo, a FEBAB, esse ano, apoiou à submissão desse reconhecimento capitaneado por Maria Izabel o que agora recebemos. Sabemos que teremos mais desafios pela frente, mas queremos fazer com que esse trabalho possa de fato auxiliar as bibliotecas brasileiras em seu trabalho de salvaguarda e preservação do patrimônio cultural brasileiro.

17º Encontro do PROLER/MS e 16º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Mato Grosso do Sul

No dia 17 de novembro de 2016 a Presidente da FEBAB, Adriana Cybele Ferrari, proferiu a palestra “Cultura Urbana e bibliotecas vivas (pre) Ocupações durante o  17º Encontro do PROLER/MS e 16º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Mato Grosso do Sul, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Fundação de Cultura do Estado do Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes  bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, integrantes do Comitê do PROLER, docentes do curso de graduação em  Biblioteconomia da Faculdade da FUNLEC e outros interessados. Parabenizamos a coordenadora do Proler Melly Fátima Goes Sena e o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas pela inciativa.


WOKSHOP IFLA “Bibliotecas, Desenvolvimento e a Agenda 2030 das Nações Unidas”
No período de 9 a 10 de novembro de 2016, aconteceu em Montevideo, Uruguai, o workshop  “Bibliotecas, desenvolvimento e a Agenda 2030 das Nações Unidas’”. O evento faz parte do “Programa Internacional de Advocacy  da IFLA” e teve a participação de diversos países da América Latina e Caribe. Esse workshop recebeu apoio do Comitê IFLA LAC, presidido pela Profa. Dra. Sueli Mara Pinto Ferreira. O Brasil foi representado por Adriana Cybele Ferrari (Presidente da FEBAB) e Katia Costa (Membro da Associação Catarinense de Bibliotecários – ACB). Foram dias intensos de trabalho e os países têm o compromisso de desenvolver projetos locais de advocacy para colocar as bibliotecas na pauta da Agenda 2030.  Sabemos que o desafio é muito grande, mas vamos iniciar os trabalhos em 2017 culminando com o 27º CBBD que terá como tema a “Agenda 2030”.





Participação da FEBAB no 340 Painel Biblioteconomia em Santa Catarina
O Painel aconteceu em Criciúma, Sul do Estado de Santa Catarina, de 11 a 12 de novembro de 2016. Promovido pela Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), nossa filiada. O evento teve como tema a “Interdisciplinaridade na Ciência da Informação: o papel social do profissional” e trouxe como subtemas: As perspectivas na Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia.
A Carta de Princípios da FeBAB, escrita durante o Integrar 2016, foi lida por Maria Imaculada Cardoso Sampaio, que representou a Presidente da Federação Adriana Ferrari, que estava em missão no Uruguai, na Agenda 2030 das Nações Unidas. Felicitamos a ACB pelo evento e por ter desempenhado tão bem seu papel no movimento associativo.




Conversando Sobre Midia Information Literacy (MIL)
No dia 4 de novembro p.p., no auditório da Biblioteca de São Paulo  aconteceu o Conversando sobre "Competência Informacional Midiática" que teve como convidadas as professoras Valéria Valls e Regina Fazioli, com moderação de Elisabeth Dudziak. O encontro foi planejado paralelamente ao GLOBAL MIL WEEK 2016, realizado na cidade de São Paulo. Diante da importância do tema a FEBAB irá lançar em janeiro de 2017 um Número Especial da RBBD. Para esse número teremos como editora convidada a Profa. Dra Elisabeth Dudziak.                                                                                      Volta início


 

XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2016)
 No período de 15 a 21 de Outubro de 2016 aconteceu o XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias na cidade de Manaus, Amazonas. O tema foi “a Biblioteca Universitária como Agente de Sustentabilidade Institucional”. Tivemos a participação de aproximadamente 600 pessoas, que puderam participar de discussões de alto nível, dos trabalhos livres, pôsteres e conhecer as novidades de mercado na feira de produtos e serviços. A FEBAB fez o lançamento da obra EXPECT MORE - Melhores Bibliotecas para um Mundo Complexo, de autoria de R. David Lankes, com tradução de Jorge do Prado que esteve presente para autografar os exemplares.


Durante o evento, também, aconteceu a eleição da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU). A CBBU será composta por Wellington Marçal de Carvalho – Presidente (UFMG), Profa.  Dra. Regina Célia Simonetti Barbalho – Vice Presidente (UFAM), Sindier Antônia Alves – Diretoria de Finanças (UFMG), Elton Bentes Neves – Diretor de Planejamento e Marketing (UFRR) e Anália das Graças Gandim Pontelo – Secretária (UFMG). Desejamos sucesso nessa empreitada! Que muitos trabalhos venham para fortalecer o movimento associativo e as bibliotecas brasileiras. Aproveitamos novamente para parabenizar a Prof. Dra. Célia Barbalho, presidente do evento, pelo excelente trabalho. Quem esteve no SNBU pode conhecer um pouco mais sobre a cultura local e sentir a acolhida do povo amazonense. 

Carta de Manaus
Durante do SBNU foi redigida e assinada pelos presentes a “Carta de Manaus” com as reinvindicações dos bibliotecários em defesa do ensino superior. Essa carta foi encaminhada ao Ministério da Educação, em 27 de outubro p.p.  (Conheça o documento na íntegra).


Eleições para novos membros das Seções  da IFLA
No próximo ano teremos as eleições para novos membros das Seções da IFLA e seria muito importante haver um esforço para que mais brasileiros aderissem aos grupos. A Seção  IFLA LAC, que tem como chefe a Profa. Dra. Sueli Mara Pinto Ferreira,  está fazendo uma chamada para uma maior pariticipação de profissionais da  América Latina e Caribe. Dessa forma teremos condições de colocar as  pautas de nosso interesse à IFLA. Há Seções  que estão particularmente interessadas em contar com a participação de colegas da América Latina, com os quais a Profa. Sueli tem feito contato,  são elas:
Bibliotecas de Ciências  Sociais  (IFLA Section on Social Science Libraries)  - http://www.ifla.org/social-science-libraries  
 
Bibliotecas Escolares (IFLA School Libraries Section) -http://www.ifla.org/school-libraries  
 
Bibliotecas para Crianças e Jovens (IFLA Section on Libraries for Children and Young Adults) -http://www.ifla.org/ES/libraries-for-children-and-ya
 
Bilbliotecas para pessoas com deficiências visuais (FLA Section on Libraries Serving Persons with Print Disabilities)- http://www.ifla.org/ES/lpd

Seção da  América Latina e Caribe (IFLA Latin America and the Caribbean Section) - http://www.ifla.org/lac

Serviços  de Informação  e Referência (IFLA Reference and Information Services Section) -  http://www.ifla.org/reference-and-information-services.
 
Todos as Seções  terão vagas,  para conferir acesse:  
http://www.ifla.org/activities-and-groups
 
Outras informações estão em  www.ifla.org/node/10937 (Inglês) e  http://blogs.ifla.org/lac/2016/12/convocatoria-2017-2021/ (Espanhol) 
 

O prazo para o envio do formulario é até 08 de fevereiro de 2017.
 
Adriana Cybele Ferrari
Presidente da FEBAB



Eleições de novos membros da IFLA

Fev
08


Data final para envio do formulário pelos interessados. Participem!

Out
16 a 20 2017


CBBD 2017



27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação CBBD 2017

Programem-se! contamos com a presença de todos em Fortaleza de 16 a 20 Outubro 2017.

 


Participe do Movimento Associativo

A ampliação do espaço do bibliotecário nas esferas de decisão depende do engajamento de todos!
Informe-se