Copy

FEBAB INFORMA
Ano 2   Número 2   Setembro 2016
<<First Name>>


3º INTEGRAR 
O Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus com o tema: “PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES”, aconteceu em São Paulo de 19 a 21 de julho de 2016. O evento contou com a presença de 183 profissionais e teve em sua estrutura mesas redondas, painéis, conversando sobre e a apresentação de 47 trabalhos livres. Nesta edição a Comissão Organizadora propôs a criação de uma carta de princípios que foi discutida e aprovada pelos presentes (carta de princípios). Esse documento será encaminhado aos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, e entidades governamentais para mostrar que o diálogo entre as áreas é extremamente importante para fortalecer o sistema de acesso à cultura, à leitura e ao documento. Pelos resultados demonstrados na avaliação do evento entendemos que essa discussão deve continuar. Também estão disponíveis os depoimentos gravados pelos participantes para responder a pergunta “Por que Integrar?” Se você quer responder a essa pergunta grave um pequeno vídeo e envie para  secretaria@febab.org.br
 

Candidatura do Brasil para sediar a IFLA 2018
A FEBAB participou do processo de seleção para escolha da sede do Congresso Anual da International Federation of Library Association (IFLA). Esse processo iniciou-se em 2015 com a entrega de  um conjunto de documentos exigidos para a escolha. Após isso tivemos uma série de visitas à cidade de São Paulo além de reuniões com entidades e governos (local, estadual e federal). Fizemos um trabalho criterioso que foi muito elogiado pelo Comitê de Seleção, porém não fomos escolhidos para o ano de 2018.  Na nossa percepção as razões foram internas da IFLA , isso foi de certa forma foi reiterado nas reuniões ocorridas em Ohio (EUA). A FEBAB pela primeira vez inscreveu de fato o Brasil, apresentando São Paulo como cidade sede. Todo esse processo fez com que a FEBAB ganhasse mais experiência, sentimos que pudemos mostrar à  IFLA um pouco mais sobre a realidade da América Latina e,  é claro de nosso país.   Sem dúvidas estaremos mais preparados para novas candidaturas. A FEBAB entende que a realização do Congresso anual da IFLA  poderá trazer visibilidade às pautas das bibliotecas perante os Governos e a sociedade civil.
 
Presença da FEBAB na IFLA 2016
Nesta edição a FEBAB apresentou trabalho referente a pesquisa coordenada pelo Comitê IFLA LAC sobre “Direitos Autorais”. A coordenação do Comitê IFLALAC está a cargo da Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira que também  integra a Comissão Brasileira de Acesso Aberto e Direitos Autorais da FEBAB.  Esse ano foi histórico para a Seção da IFLA LAC , tivemos  17 trabalhos na sessão aberta e  houve pela primeira vez uma Reunião Satélite do Comitê IFLA LAC em Dublin, Ohio.  Na reunião satélite a presidente da FEBAB  moderou mesa na parte da manhã.  Temos a certeza que essas  ações foram possíveis graças a liderança e trabalho incansável da professora Sueli . Parabéns pelo trabalho e continuaremos  juntos para  avançarmos nas questões dos direitos autorais e  nos aproximarmos mais de nossos colegas da América Latina e Caribe.  O trabalho  apresentado FEBAB  de autoria de Cristiana de O. Gonzalez (Presidente da Comissão de Acesso Aberto e Direitos Autorais da FEBAB)  e Adriana Cybele Ferrari (Presidente) está disponível no link: : Brasil: situación de las bibliotecas en relación con el derecho de autor
 
Conselho Editorial da FEBAB
A FEBAB está incrementando seu “Selo Editorial” por esse motivo criou um Conselho Editorial formado pelos especialistas: Dra. Celia Zaher , Prof. Dr. Claudio Marcondes, Profa Dra. Maria Imaculada Sampaio, Profa. Dra. Sueli Mara Pinto Ferreira, Profa. Dra. Telma de Carvalho, Profa. Dra. Valleria Valls e Profa. Dra. Zaira Zafalon. Estamos dando continuidade  a publicação de livros impressos e eletrônicos. Neste primeiro semestre lançamos  dois títulos em formato eletrônico e gratuito:Ideias Emergentes em Biblioteconomia e  “As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios”.   As publicações eletrônicas estão disponíveis no site da FEBAB. Aguardem novas publicações.

Painel “Retratos da Leitura no Brasil”
A FEBAB em parceria com o Instituto Pró Livro promoveu no dia 29 de agosto de 2016, durante a Bienal, o painel “Retratos da Leitura no Brasil: usos e percepções das bibliotecas. A 4ª. Edição da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil (2016) realizada pelo Instituto Pró-Livro e aplicada pelo Ibope Inteligência, com o apoio da Abrelivros, Câmara Brasileira do Livro e SNEL, trouxe algumas novidades em relação às edições anteriores.  Dentre elas, um capítulo dedicado a investigar o uso e percepções das bibliotecas pelos brasileiros. Com base neste capítulo é que o painel foi organizado . Estiveram presentes os  convidados:  Zoara Failla (IPL- coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura);  Christine Fontelles (Centhral do Brasil), Bel Santos Mayer (IBEAC/Litera Sampa), Pierre  Ruprecht (SP Leituras),  Maria Aparecida Laet (FFLCH/USP), Waltemir (Miro) Nalles(​Prefeitura de São Paulo), Cristina Aparecida Reis Figueira (Prefeitura de São Paulo),  Valéria Tarantello (Governo do Estado de São Paulo) e Cida Magnani ​ (Governo do Estado de São Paulo). A curadoria e moderação  foram de Adriana Cybele Ferrari (Presidente da FEBAB)..
As discussões sobre a pesquisa devem continuar em outros painéis que serão promovidos pela FEBAB em parceria com o IPL. O conteúdo s discussões está disponível neste link: Retratos da Leitura


FIEB
O Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia (FIEB) foi um evento idealizado por 16  bibliotecários empreendedores e que buscou identificar e compartilhar experiências e práticas de profissionais.   A profa. Daniela Spudeit foi a Presidente da Comissão Organizadora – FIEB e a FEBAB  uma das co-realizadoras do evento que aconteceu  dia 26 de agosto na  Biblioteca de São Paulo. Foi um dia intenso de palestras, discussões e reflexões, mostrando que os bibliotecários podem sim ser inovadores nos mais variados espaços de atuação. O conteúdo do Fórum está disponível pelo Facebook do FIEB. O próximo encontro já está programado para 09 de setembro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro.  Mais informações aqui.

 
 
Adriana Cybele Ferrari
Presidente da FEBAB




 

Outubro
29


Cursos presenciais na FEBAB:
O atendimento ao  cliente no serviço de referência e informação
Confira a agenda de cursos



Atualize os seus dados.

Para que você continue informado das ações da FEBAB, é muito importante atualizar o seu cadastro. Não custa nada e não demora mais do que 2 minutos. Divulgue para os colegas. Somos a Associação que o representa.
Atualize seu Cadastro