Copy
 
icon-email-light.png  +351 225 513 622    icon-email-light.png  cintesis.eu
Twitter YouTube
 
 
CINTESIS' NEWS                                                                                                                  JANEIRO 2019
______________________________________________________________________________________
Financiamento europeu
- novo portal de busca
 
 
 
 
 
A Comissão Europeia (CE) está a eliminar progressivamente o Participant Portal e a substituí-lo pelo Funding and Tenders Portal, que pretende configurar-se como a porta de entrada para participantes e peritos de programas de financiamento e de contratação pública geridos pela CE e por outros organismos da União Europeia (EU).

O redireccionamento para o novo portal está a decorrer desde o final de novembro de 2018 e, em breve, o antigo portal (Participant Portal) será desativado.


O novo portal vai alojar todos os programas da UE num único local. Além disso, irá integrar os anúncios, submissão e respetivos procedimentos de contratação de concursos públicos. Embora com uma aparência diferente, o Funding and Tenders Portal dá acesso ao mesmo tipo de informação e funções: da pesquisa ou submissão de candidaturas, à gestão de financiamentos aprovados, ou ao registo e pagamento a peritos/especialistas da CE.

Para aceder ao novo portal não é necessário alterar o nome ou senha de utilizador. Adicionalmente, e com o objetivo de reduzir o peso administrativo e burocrático associado à gestão de financiamentos, a CE irá introduzir gradualmente uma gestão totalmente eletrónica e de contratos sem papel.

Para mais informações, consulte o
comunicado oficial da CE e teste o novo Funding and Tenders Portal.

Catarina Neves, PhD
Gestora de Projetos do CINTESIS


António Soares, PhD
Gestor Executivo do CINTESIS
 
 
Outras notícias
 
11 DEZ – PÚB
O Público noticiou em primeira-mão, no passado dia 11 de dezembro, um estudo assinado por Manuel Gonçalves-Pinho, sob a coordenação do investigador do CINTESIS Alberto Freitas, que alerta para o elevado número de hospitalizações por distúrbios alimentares registado entre 2000 e 2014. O diário deu especial enfoque ao caso da anorexia nervosa, salientando que os internamentos associados a esta doença – que se associou a 25 mortes – duplicaram em quinze anos.
Ler notícia »
4 DEZ - JN
Uma equipa de investigadores do CINTESIS criou uma ferramenta para identificar a asma que “usa um simples sistema de pontuações”, explica Ana Sá Sousa, primeira autora do trabalho onde esta ferramenta é apresentada à comunidade médica internacional. A performance da nova ferramenta tem entusiasmado a comunidade médica, estando já a ser planeados "novos estudos noutras populações, incluindo no sudoeste asiático", acrescenta João Fonseca, líder da equipa de investigação do CINTESIS.
Ler notícia »
 
28 DEZ - ANTENA 1
Um correto diagnóstico das alergias à penicilina permitiria uma diminuição de milhares de dias de internamento e uma poupança de cerca de 1,5 milhões de euros por ano ao Estado português. Os dados são de um estudo do CINTESIS. Bernardo Sousa Pinto explicou estes resultados ao programa 90 Segundos de Ciência, da Antena 1.
Ler notícia »
21 DEZ - ANTENA 1
Salvar vidas é uma questão de treino. Abel Nicolau, do CINTESIS/Centro de Simulação Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desenvolveu um sistema que visa melhorar o ensino e a aprendizagem do suporte básico de vida. O CRPT (Cardiopulmonary Resuscitation Personal Trainer) permite treinar compressões torácicas e ventilações, obtendo "feedback".
Ler notícia »
13 DEZ - CINTESIS
“É importante que os cuidados formais e os cuidados informais na doença de Alzheimer não sejam separados”, alerta Lia Araújo, investigadora do CINTESIS, no balanço do III Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir, que decorreu nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Viseu. 
Ler notícia »
 
 
            PROFILE | ProNutri
   Elisa

   Keating
         "Em Portugal,
           existe um nevoeiro

           relativamente ao estado 
           do iodo nas grávidas."
 
 
 
Idade: 41 anos | Grupo de Investigação: ProNutri – Nutrição e Programação Metabólica
Linha Temática:  LT1 – Medicina Preventiva & Desafios Societais
Áreas de Investigação: Bioquímica, Biologia Humana, Metabolismo e Nutrição, Estado de iodo nos jovens e nas grávidas
Elisa Keating é investigadora principal do ProNutri, grupo de investigação multidisciplinar do CINTESIS. Nasceu em 1977, em Cedofeita, na cidade do Porto. O apelido Keating vem do bisavô paterno, de nacionalidade irlandesa. A família é uma inspiração constante.

Licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 1999. Fez Erasmus em Inglaterra no último ano do curso, mas quis regressar às suas raízes. Ainda não tinha acabado a licenciatura quando começou a dar aulas, como monitora, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), onde é atualmente Professora Auxiliar.

Sempre quis conciliar a docência com a investigação na área da saúde. A oportunidade chegou em 2000, com uma bolsa de investigação sobre transportes transmembranares na placenta humana, que acabou por ser o tema do seu doutoramento em Biologia Humana, concluído em 2008. Foi bolseira de pós-doc na FMUP, entre 2008 e 2013, e investigadora na Universidade Católica Portuguesa, entre 2013 e 2015, na área do metabolismo e da programação fetal da doença no adulto.

Após este período integrou o ProNutri, tendo ingressado no CINTESIS e feito parte da equipa do IoGeneration, desenvolvido no âmbito desta Unidade e financiado em mais de 400 mil euros pelos EEA Grants. O projeto foi responsável pela caracterização do estado do iodo em crianças do Norte de Portugal. Atualmente está à frente do IoMum, projeto do CINTESIS que pretende avaliar o estado de iodo nas grávidas portuguesas. O estudo está a decorrer no Centro Hospitalar Universitário de São João e será em breve alargado a outras regiões do país.

Ambição a um ano
Em Portugal, existe um nevoeiro relativamente ao estado do iodo nas grávidas que é preciso dissipar. Há uma orientação da Direção-Geral da Saúde, de 2013, para fazer suplementação de iodo na gravidez, mas não sabemos o que mudou desde então. Não sabemos, por exemplo, qual o impacto da suplementação iodada ao longo da gravidez. Sabemos que há médicos que recomendam e outros que têm receio de generalizar esta recomendação, apesar de reconhecerem que o iodo é indispensável para o desenvolvimento do bebé, em especial o desenvolvimento cognitivo. Continuamos a não entender como é que, dada a urgência desta avaliação, não temos tido financiamento. Continuamos a tentar, mas estamos a trabalhar, mesmo que o financiamento tarde a chegar.

Ambição a 10 anos
O ProNutri está em condições ideais para estudar a relação entre a Nutrição e o desenvolvimento de patologias em janelas temporais críticas da vida porque junta investigadores ligados à fase pré-natal/gravidez, à idade pediátrica e ao envelhecimento. O meu grande desígnio é caminhar no sentido de uma coesão maior do nosso grupo de investigação e de linhas de investigação bem definidas. Isso consegue-se com a promoção de encontros e reuniões, mas especialmente com financiamento, que eu espero que passe a ser uma realidade mais estruturada na área das Ciências da Nutrição.

Que vida para além da docência e da investigação
Tenho feito um esforço para deixar o computador no trabalho e para estar em casa mais dedicada à minha família. Gosto de dedicar tempo de qualidade aos meus filhos (um de 15 anos e uma de 10 anos), gosto de passear na natureza e de passar fins de semana a jogar canasta ou voleibol (dependendo do tempo), juntando gerações. Nos poucos tempos que tenho sozinha, vou ao ginásio ou vou dar uma corrida. Sempre fui uma pessoa ativa. Também gosto muito de cozinhar para a família e eles gostam muito da minha comida. É uma combinação que resulta muito bem (risos).


 
 
 
Inovação, Eventos, Oportunidades, Notícias
 
EVENTO: As II Jornadas do Serviço de Nutrição e Alimentação do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) vão realizar-se no próximo dia 1 de março de 2019, nas instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, com o apoio do CINTESIS.  Ler mais »

EVENTO: O CINTESIS apoia o I Congresso Nacional de Investigação Científica em Oncologia Psicossocial – ICOP, que irá decorrer nos dias 14 e 15 de Março de 2019, na Universidade de Aveiro.

EVENTO: Realizar-se-á no próximo dia 9 de janeiro, no Porto, um evento de esclarecimento sobre a iniciativa da AMPLIFICA - FAQs meet-up. Até 31 de janeiro, continuam abertas candidaturas a projetos que usem a tecnologia para resolver problemas sociais e ambientais. Mais informações aqui
NOTÍCIA: O projeto HATICE, financiado pela EU, está a desenvolver uma nova plataforma de e-health dirigida à população mais idosa que visa promover a redução de doenças cardiovasculares e demência entre este grupo da população. Ler mais »

CANDIDATURAS: Estão abertas até 20 de janeiro as candidaturas para o FameLab - um dos maiores concursos de comunicação de ciência no mundo. O objetivo é cada participante conseguir comunicar, em 3 minutos, um tema sobre ciência, para uma audiência não especializada, de uma forma envolvente. Veja como pode inscrever-se aqui.

CALLS: Está a decorrer o período de candidaturas aos “Projetos de Inovação Pedagógica” inserido no Programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto”. O prazo de submissão termina a 10 de janeiro. Saber mais »

GUIDELINES:  Um grupo de especialistas em Inteligência Artificial designado pela Comissão Europeia (AI HLEG) publicou um “draft” das Guidelines relativas à Ética neste domínio. O documento de trabalho pode ser consultado no seu site oficial.

PRÉMIO:  Decorrem até 15 de janeiro de 2019 as submissões para o i3S-Hovione Capital Innovation Prize, um prémio internacional que visa distinguir ideias inovadoras no setor da saúde. Os selecionados irão apresentar as suas tecnologias a um júri internacional, num evento público agendado para 4 de fevereiro, no i3S, no Porto. Informações aqui.  
 
 
 
 
Footer Logo
 
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Edição: António Soares | Redação: Olga Magalhães; Cláudia Azevedo 
Infografia e Imagem: Bárbara Mota; Pedro Sacadura 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal
 
© 2019 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores:
Facebook  
 
 
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Center for Health Technology and Services Research · Rua Dr. Plácido da Costa · Porto 4200-450 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp