Copy
 
icon-email-light.png  +351 225 513 622    icon-email-light.png  cintesis.eu
Twitter YouTube
 
 
Apoio a atividades
de formação complementar
de estudantes de Medicina
 
 
 
 
 

Há vários anos que o CINTESIS tem colaborado com as associações de estudantes de Medicina em atividades de formação complementar em áreas tão diversas como o Empreendedorismo, a Inovação, a Gestão, a Análise de dados e a Informática.

A unidade vê esta colaboração não só com o espírito da sua missão, mas também com um sentido de responsabilidade enquanto parte integrante do Sistema Científico e Tecnológico Nacional - acrescido do facto de ter um modelo de gestão baseado na colaboração com as Universidades.

Nas iniciativas mais recentes, o CINTESIS colaborou com o CNEM Pitch (
ANEM), Curtos Estágios Transversais em Férias - CETEF (ANEM), Estágios Nacionais (ANEM), What Else (AEFMUP) e Estágios não Clínicos (AEFMUP).

No
CNEM Pitch e no What Else, o CINTESIS participa, ajudando a selecionar e desenvolver as melhores ideias para aplicação no setor de saúde e/ou inovação em cuidados de saúde.

Nos estágios, investigadores CINTESIS e spin-offs acolhem estudantes e proporcionam oportunidades de crescimento em áreas não necessariamente ligadas à prática clínica. No CETEF mais recente, por exemplo, o estudante Bruno Costa desenvolveu um trabalho sobre a Avaliação da evidência em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, sob a orientação do investigador André Ramalho. Enquanto que nos estágios não clínicos deste ano, a
MEDIDA e a HealthySystems acolhem 3 estudantes (Álvaro Duarte, Ricardo Peres, Bruno Silva) para integrar em projetos de Saúde Digital, sob a orientação dos investigadores João Fonseca e Ricardo Cruz Correia, respetivamente.

A todos os participantes que graciosamente dão o seu tempo para estas iniciativas, o nosso agradecimento.

 

António Soares, PhD
Gestor Executivo do CINTESIS
 
 
 
Outras notícias
 
 05 AGO - CINTESIS
Conceição Calhau, investigadora do CINTESIS/NOVA Medical School, coordenou estudo que mostrou que bactérias presentes no mecónio de recém-nascidos são determinadas essencialmente dentro do útero.
Ler mais »
30 JUL - LUSA
Investigadores do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram que as idas à urgência caíram para metade durante o estado de emergência.  Ler mais »
 
31 JUL - MedPage Today
Bernardo Sousa-Pinto, investigador do CINTESIS e docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), falou com a MedPage Today sobre a avaliação económica dos testes de alergia às penicilinas.
Ler mais »
12 AGO  – CINTESIS
Investigação realizada no âmbito do projeto mINSPIRE foi distinguida pela European Respiratory Society (ERS). Cristina Jácome, investigadora CINTESIS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é a primeira autora. Ler Mais »
09 SET – CINTESIS
Lia Fernandes, investigadora do CINTESIS e professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), coordena a obra “Casos Clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental”.  Ler Mais »
 
 
            PROFILE | Ageing C
   Pedro

   Machado

   dos Santos
         "Quero continuar envolvido
           nas políticas de Saúde Mental "
 
 
 
Idade: 45 anos | Grupo de Investigação: Ageing C - Envelhecimento
Linha Temática:  TL1 – Medicina Preventiva & Desafios Societais
Áreas de Investigação: Psicologia, Doença Mental, Envelhecimento, Gerontologia Social, Demência, Políticas Públicas de Saúde

Pedro Machado dos Santos é investigador do CINTESIS, psicólogo clínico, consultor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP), Consultor Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) e docente. A música e o desporto fazem parte da sua vida. São muitas as questões que o motivam e apaixonam, da saúde mental no envelhecimento aos direitos humanos.


Nasceu e estudou em Lisboa, embora as suas origens estejam em Aveiro. Aliou sempre os estudos à música, tendo feito o curso oficial de música, onde tocava contrabaixo e piano. Fez parte da Estudantina Universitária de Lisboa, deu aulas de música e trabalhou na EXPO’98.

Fez a licenciatura na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, em 2000, o Mestrado em Gerontologia Social - Qualidade de Serviços Gerontológicos na Universidade Autónoma da Madrid, frequentou o Mestrado Europeu em Gerontologia e, em 2010, concluiu o doutoramento no ICBAS, com a orientação de Rocío Fernández-Ballesteros e Constança Paúl, que o trouxe para o CINTESIS. Especializou-se em situações de crise e catástrofe, tendo feito parte de uma equipa da Organização Não Governamental (ONG) Médicos do Mundo que esteve no norte do Sri Lanka a apoiar as vítimas do tsunami de 2004.

Já em 2020, colaborou no desenvolvimento da
linha de aconselhamento psicológico do SNS 24, bem como das linhas da Câmara Municipal da Lisboa e da Ordem dos Farmacêuticos, na sequência da pandemia de COVID-19. Foi consultor da Direção de Serviços de Psiquiatria Saúde Mental e do Programa Nacional para a Saúde Mental (DGS) e, desde 2019, é Consultor Internacional da OMS, tendo sido selecionado para a elaboração do Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental de Cabo Verde 2020-2024. É docente da Universidade Lusófona.

Como investigador do CINTESIS/ICBAS, é responsável pela assistência técnica à criação e implementação do Programa Municipal de Saúde Mental para a cidade de Lisboa. Está também a desenvolver um
estudo sobre o impacto da COVID-19 nos farmacêuticos, em conjunto com a Ordem dos Farmacêuticos e a Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), e coordena um estudo no âmbito da iniciativa “Amigos na Demência”, em articulação com a Alzheimer Portugal e a DGS, a propósito da perceção pública e da consciencialização relativamente a esta doença.

Ler no site »

Ambição a um ano
Espero terminar o Programa de Saúde Mental para Lisboa, que poderá contribuir para mudar a forma de olhar para a Saúde Mental nas grandes cidades. Espero que consigamos perspetivar mais a promoção da saúde e olhar para além da doença mental.

Ambição a 10 anos
Quero continuar envolvido nas políticas de Saúde Mental com este registo multilateral de envolvimento e co-construção de iniciativas pelas várias partes interessadas, em particular pelos próprios beneficiados. Naturalmente, sempre na defesa incondicional dos direitos humanos.

Que vida para além da investigação?
Nos tempos livres, quero continuar a fazer música, com a minha família e com os meus amigos (tenho a sorte de muitos terem esta paixão e de alguns deles serem músicos profissionais). A música sempre fez parte da vida e das dinâmicas familiares. O meu pai também tocava e tínhamos muitos momentos de partilha. Agora mantenho esta dinâmica com os sobrinhos e com meus filhos, que tocam violino desde muito cedo. A interpretação musical é, para mim, uma questão afetiva. 

Quero brincar mais! Sinto muita falta do desporto e de jogar. Gosto particularmente do jogo em equipa. Jogava vólei, no Liceu. Há alguns anos, comecei a jogar golfe, mas nem sempre consigo encontrar tempo. Gostava também de andar mais à vela com os meus filhos e fazer outras coisas que fazia quando era miúdo e, naturalmente, não queria perder. Seria bom se pudesse continuar a fazer os concertos participativos, com Coros e Orquestras, pelo menos uma vez por ano. Sinto que me afasto da minha genética se não fizer música ou desporto com a família e com os amigos.


 
 
 
Inovação, Eventos, Oportunidades, Notícias
 
EVENTO: O VII Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM) vai realizar-se nos dias 17 e 18 de outubro, contando com sessões online e presenciais. A organização é da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). Mais informações no site oficial do evento.

EVENTO: É já nos próximos dias 31 de outubro e 1 de novembro que se realiza o Hackathon HeartBits. A iniciativa da ANEM e do CeSIUM junta estudantes de Saúde e de Informática, durante 24 horas consecutivas, para desenvolvimento de um produto informático inovador na área da Saúde. Saiba mais no Facebook.

EVENTO: O Soapbox Science Lisbon 2020 irá decorrer no dia 19 de setembro, online, das 15 às 18 horas. Mais informações no site oficial da plataforma. O evento dará a voz às mulheres cientistas.

EVENTO: A iniciativa European Research and Innovation Days regressará, entre 22 e 24 de setembro. Este ano, o evento será realizado em formato totalmente virtual. Veja mais aqui.

EVENTO: A reunião Advances in Heart Failure irá decorrer, em formato digital, nos dias 18 e 19 de setembro, numa iniciativa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Para inscrições, num máximo de 50, contactar: meetings@getdone.pt.
 
FORMAÇÃO: A Escola de Verão 2020, uma iniciativa FMUP/CINTESIS, irá decorrer entre os dias 1 de setembro e 9 de outubro. As candidaturas decorrem online. Saiba mais.

PRÉMIOS: O programa Pfizer Vaccines Open Tech Awards está aberto a projetos desenvolvidos por empreendedores e startups que ofereçam soluções digitais destinadas a aumentar o conhecimento sobre doenças preveníveis por vacinação e a sensibilizar para a importância da vacinação ao longo da vida. Até 30 de outubro. Mais informação aqui.

PRÉMIOS: Estão abertas até 30 de setembro as candidaturas ao Prémio Pulido Valente Ciência, no valor de 10 mil euros. O prémio distingue o melhor artigo publicado numa área das Ciências Biomédicas por investigador/a com menos de 35 anos de uma instituição de I&D nacional. Mais informações no site da FCT.

PRÉMIOS: A FCT, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO abriram concurso para a atribuição de Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para Mulheres na Ciência 2020. As candidaturas decorrem até 18 de setembro. Consulte condições no site da FCT. Veja também o Regulamento.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Decorrem até 30 de outubro as candidaturas ao “Apoio ao desenvolvimento de carreiras científicas de investigadores dos PALOP”, que será atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Veja as condições.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: A Fundação ”la Caixa” lançou o terceiro Concurso do Programa Promove, destinado à dinamização das regiões de fronteira do interior de Portugal. Para mais informações, consulte o site oficial.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: A Fundação ”la Caixa” abre a quarta edição do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação em Saúde. Veja as condições no site da Fundação.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: A Associação para Desenvolvimento e Investigação da Faculdade de Medicina (AIDFM) – Departamento CETERA organiza a 8ª edição do Curso “Clinical Research: What’s it all about? – A focused training for busy investigators”, a 15 e 16 de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Informações aqui.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: O Digital Health Porto, programa colaborativo para startups, tem candidaturas abertas até ao dia 27 de setembro. O programa terá uma série e sessões online e um evento de dois dias, em abril de 2021, no Porto. Consulte informações aqui ou entre em contacto através dos seguintes emails: via iva@techtour.com ou blagovesta@techtour.com
 
 
 
Footer Logo
 
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Edição: António Soares | Redação: Olga Magalhães; Cláudia Azevedo 
Infografia e Imagem: Bárbara Mota; Pedro Sacadura 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal
 
© 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores: © 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores:
Facebook  
 
 
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Center for Health Technology and Services Research · Rua Dr. Plácido da Costa · Porto 4200-450 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp