Copy
 
icon-email-light.png  +351 225 513 622    icon-email-light.png  cintesis.eu
Twitter YouTube
 
 
Laboratórios Associados
 
 
 
 
 

A FCT anunciou recentemente a abertura do concurso para a Atribuição do Estatuto e Atribuição de Financiamento a Laboratórios Associados.

Um Laboratório Associado é uma instituição de I&D ou um consórcio entre instituições de I&D que se estabelece para a prossecução de determinados objetivos de política científica e tecnológica nacional. Neste caso, as candidaturas vão ter por objetivo específico assegurar, de forma sustentável:
- A resposta de políticas públicas a desafios científicos, sanitários, sociais, ambientais e económicos;
- A promoção de carreiras científicas ou técnicas próprias para doutorados;
- A capacidade de diversificar as fontes de financiamento dos Laboratórios Associados e aumentar a atração de financiamento da União Europeia ou de outras entidades internacionais para atividades de I&D em Portugal.

Este estatuto é atribuído por um período de 10 anos, existindo uma avaliação no final de cinco anos.

Para além do prestígio científico associado ao Estatuto, os Laboratórios recebem financiamento complementar anual – um acréscimo de 20% ao financiamento atribuído pela FCT às Unidades de I&D integrantes do LA no processo de avaliação 2017-2018 – para atividades associadas aos objetivos específicos de política científica e tecnológica nacional que é indexado ao número de contratos de trabalho de doutorados (a celebrar ou já́ celebrados), num plano anual a acordar com a FCT.

Apesar de exigente, não deixa de ser um objetivo apelativo para o CINTESIS...

 

António Soares, PhD
Gestor Executivo do CINTESIS
 
 
 
Outras notícias
 
 20 JUL - DN
Investigadores do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) avaliaram a eficácia dos tecidos usados em máscaras comunitárias e deixam recomendações.
Ler mais »
9 JUL - LUSA
Especialistas do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) defendem maior acesso a programas de reabilitação respiratória ou telerreabilitação.  Ler mais »
 
5 JUL - DN
Qual é a relação entre vitamina D, microbiota intestinal e SARS-CoV-2? O grupo coordenado por Conceição Calhau, do CINTESIS/NOVA Medical School, quer responder a esta e a outras perguntas.
Ler mais »
1 JUL  – Canal S+
Um projeto desenvolvido por especialistas do CINTESIS, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e da Associação Cuidadores cria curso online para ajudar os cuidadores informais durante a pandemia de COVID-19. Maria José Lumini Landeiro explica, em entrevista ao Canal S+. Ver Mais »
17 JUL  – CINTESIS
Avaliar o impacto da COVID-19 nos cuidados prestados a pessoas idosas: é este o objetivo de um estudo desenvolvido por investigadores do CINTESIS e da Universidade da Beira Interior (UBI), ICBAS e Fundación Bancaria “La Caixa”. Ler Mais »
 
 
            PROFILE | Ageing C
   Daniela

   Figueiredo
         "Quero continuar a trabalhar
           com doentes em reabilitação renal
           e com as suas famílias "
 
 
 
Idade: 45 anos | Grupo de Investigação: Ageing C - Envelhecimento
Linha Temática:  TL1 – Medicina Preventiva & Desafios Societais
Áreas de Investigação: Ciências da Educação, Ciências da Saúde, Gerontologia, Intervenção Psicossocial
Daniela Figueiredo é investigadora integrada do AgeingC, grupo de investigação do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, no polo da Universidade de Aveiro (Escola Superior de Saúde), onde é Professora Adjunta. É também investigadora principal do projeto Together We Stand – Promoting adherence in end-stage renal disease through a family-based self-management intervention, financiado pelo POCH – Portugal 2020 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que teve início em junho de 2018 e decorre até junho de 2021.

Nasceu em abril de 1975, em Aveiro, onde fez todo o seu percurso estudantil até ao 12º ano. Concluiu a Licenciatura em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 2000. Em 2007, fez o Doutoramento em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro, com uma tese na área da Gerontologia.

Nos últimos 10 anos, como investigadora do CINTESIS, o seu principal foco tem sido em intervenções psicossociais centradas na família, nomeadamente em situações de demência, doenças respiratórias e doença renal crónica terminal.

Como líder do Together We Stand, Daniela Figueiredo explica que os objetivos do projeto passam por prestar apoio e facilitar a adaptação dos doentes e suas famílias às mudanças profundas que ocorrem nas suas vidas. Conhecer o impacto da pandemia de COVID-19 nesta população de risco torna-se, agora, essencial, tanto mais que a investigadora teme o agravamento de desigualdades, particularmente no caso de pessoas mais dependentes e com menos capacidade de aceder à tecnologia. Em breve, serão conhecidos estes e outros resultados.

Ler no site »

Ambição a um ano
Não é tanto uma ambição, mas mais um desejo de que as coisas retomem alguma normalidade. Isto do ponto de vista pessoal e profissional. Do ponto de vista profissional, uma das ambições é concretizar o projeto Together We Stand, mesmo com contornos diferentes do inicialmente previsto, com resultados que efetivamente tragam mais bem-estar a estes doentes e suas famílias e que possam ajudar os profissionais de saúde a repensar como este tipo de suporte se pode traduzir em ganhos de saúde.

Ambição a 10 anos
Quero continuar a trabalhar nesta linha de investigação, com estes doentes, na reabilitação renal. Gostaria sobretudo de continuar a ter oportunidade de investigar e de continuar a formar mais e melhor com base no que vamos descobrindo. Também gostaria de contribuir para um olhar mais atento para os determinantes psicossociais de saúde e de doença, a par com as questões biomédicas, e que isso se traduza em intervenções e numa prática clínica que atenda a uma perspetiva integrada das pessoas com doença crónica. Há um caminho importante a fazer nesta vertente.

Que vida para além da investigação?
Tento aproveitar ao máximo o tempo com a minha filha, de quatro anos. Gosto muito de brincar com ela. Todos os dias aprendo com a minha filha sobre o mundo e sobre mim própria. Isso é uma das coisas que mais felicidade me dá. Também aprecio tudo o que é simples: ir com a família a uma esplanada, estar com os amigos e com os meus familiares, viajar sem me preocupar com GPS ou com relógios, ler livros de biografias e de comédia, ouvir música e cantar. Já fiz parte de um coro de gospel. Estou sempre a cantarolar.  

 
 
 
Inovação, Eventos, Oportunidades, Notícias
 
EVENTO: A reunião “Advances in Heart Failure”, na área da insuficiência cardíaca, irá decorrer, em formato digital, nos dias 18 e 19 de setembro, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Para inscrições, num máximo de 50, contactar: meetings@getdone.pt.

EVENTO: A Escola de Verão 2020, uma iniciativa FMUP/CINTESIS, irá decorrer entre os dias 1 de setembro e 9 de outubro. As candidaturas já estão a decorrer online. Saiba mais.
 
INOVAÇÃO: O Health Cluster Portugal (HCP) organiza os Encontros com a Inovação em Saúde, que decorrerão em simultâneo com o Mercado Virtual de Inovação Aberta em Smart Health, no dia 15 de setembro, com transmissão online. Informações e inscrições aqui.

INOVAÇÃO: A ANI e a Câmara de Comércio e Indústria do Centro, com o HCP e a EEN – Enterprise Europe Network, promovem o B2B Health Innovation Market 2020, entre 15 e 17 de setembro. Veja como se inscrever no site oficial.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Decorrem até 30 de outubro as candidaturas ao “Apoio ao desenvolvimento de carreiras científicas de investigadores dos PALOP”, que será atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Veja as condições.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Está a decorrer até 14 de agosto o período de candidaturas ao concurso para a atribuição de 40 bolsas de investigação no âmbito do Programa MIT Portugal.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: A Pfizer, em parceria com a Lilly e a European Pain Federation (EFIC), apoia iniciativas independentes na área da dor associada à osteoartrose. Consulte datas e condições de submissão de propostas aqui.

PRÉMIOS: Encontram-se abertas candidaturas ao Prémio Bial Medicina Clínica 2020, no valor de 100 mil euros. O prazo termina a 31 de agosto. Consulte o Regulamento e outras informações. 

PRÉMIOS: A FCT, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO abriram concurso para a atribuição de Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para Mulheres na Ciência 2020. As candidaturas decorrem até 18 de setembro. Consulte condições no site da FCT. Veja também o Regulamento.

PRÉMIOS: A 7ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola irá contemplar três categorias. Serão ainda atribuídas distinções a projetos inovadores, uma menção honrosa e o reconhecimento "Born From Knowledge Awards". Candidate-se até 11 de setembro.
 
 
 
Footer Logo
 
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Edição: António Soares | Redação: Olga Magalhães; Cláudia Azevedo 
Infografia e Imagem: Bárbara Mota; Pedro Sacadura 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal
 
© 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores: © 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores:
Facebook  
 
 
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Center for Health Technology and Services Research · Rua Dr. Plácido da Costa · Porto 4200-450 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp