Copy
Newsletter - Recolhimento de palha
View this email in your browser

Edição No. 07 - novembro de 2016

SUCRE mapeia rotas atuais de recolhimento de palha

Nos esforços para definir a melhor rota de recolhimento da palha de cana-de-açúcar para cada uma das usinas parceiras, o Projeto SUCRE (Sugarcane Renewable Elecricity) realizou um levantamento do estado atual dos sistemas e dos estudos recentes comparativos deste processo.

Esse trabalho foi realizado pelo consultor do Projeto e Engenheiro Agrícola, Marcelo Pierossi, autor referência em estudos sobre sistemas de recolhimento de palha. O Projeto SUCRE é uma iniciativa do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) que está buscando desenvolver soluções para os gargalos do setor sucroenergético no uso pleno da palha de cana para geração de energia elétrica com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Segundo a análise realizada, ainda não existe um modelo para determinar a melhor opção ou estratégia de recolhimento de palha. A definição da melhor rota para o aproveitamento da palha depende de variáveis que devem ser levantadas e consideradas caso a caso. Apesar das recentes pesquisas comparativas sobre os sistemas de recolhimento utilizados atualmente, há divergências entre os resultados devido à falta de dados disponíveis das operações agrícolas e do processamento industrial. Surge, com isso, a necessidade de pesquisas que integrem a academia e a indústria na elaboração de metodologias para determinação da melhor estratégia de recolhimento para cada situação.
 

Leia Mais

SUCRE avalia novo Sistema de Limpeza a Seco da Usina Santa Isabel

A equipe de Recolhimento e Indústria do Projeto SUCRE passou três dias na Usina Santa Isabel, em Mendonça-SP, para avaliar o Sistema de Limpeza a Seco da planta. Diferente de qualquer outra usina de cana-de-açúcar, a Santa Isabel tem um sistema próprio de separação de palha do colmo. Projetado e desenvolvido pelos próprios engenheiros da usina, o Sistema de Limpeza a Seco da unidade Mendonça da Santa Isabel é uma grande estrutura tubular que vai girando, peneirando e soprando a cana, ao longo de nove quedas.

Leia Mais
Leia as matérias publicadas em Newsletters anteriores do SUCRE:

1. Cálculo amplo do custo de palha
2. Sistema de Limpeza a Seco
3. Palha: ponteiro e folha seca
4. Contexto da palha de cana no Brasil


Edições Anteriores
Leia as últimas notícias 
publicadas no site do SUCRE:

1. Metodologia para mapeamento de áreas de cana é levada à Simpósio
2. Novo SLS da Usina Santa Isabel
3. Fotos: I Workshop Interno
4. SUCRE participa de curso de banco de dados geográficos
Copyright © 2016 | CTBE/CNPEM. Todos os direitos reservados.
Você pode alterar preferências de recebimento ou cancelar inscrição nesta lista

Email Marketing Powered by Mailchimp