Copy


Newsletter - Estratégias para um maior uso da palha
View this email in your browser

Edição No. 08 - março de 2017

Projeto SUCRE, do CTBE, começa a elaborar estratégias para viabilizar um uso maior da palha 

O Projeto SUCRE, que busca facilitar o aumento de geração de eletricidade excedente nas usinas por meio do uso da palha complementando o bagaço, está chegando ao final de seu segundo ano. Os resultados parciais já permitem a identificação dos problemas mais sérios e encaminhamentos para a busca de soluções. O Projeto está trabalhando inicialmente com quatro usinas parceiras que geram energia a partir da palha. O objetivo é identificar, a partir de testes e estudos, as principais barreiras técnicas, econômicas, ambientais e regulatórias que impedem o aumento do uso da palha nas usinas.

Essa fase inicial do Projeto foi caracterizada pela coleta, organização e avaliação das informações e experiências do setor sucroenergético a respeito do uso da palha para cogeração de energia, caracterização das rotas de recolhimento e processamento da palha, e extensivos testes de campo para o levantamento de informações sobre o desempenho de cada rota. Esses testes foram realizados com foco no impacto do recolhimento na qualidade do solo, na qualidade da palha, consumo de energia, produtividade dos equipamentos e custos de recolhimento. Três rotas básicas estão sendo consideradas até o momento: colheita de cana integral (palha transportada junto com a cana e separada na usina), enfardamento e forrageira.

Para saber os principais entraves no aumento do uso da palha de cana-de-açúcar para cogeração de energia elétrica, leia a matéria na íntegra.
 

Leia Mais

Equipe do SUCRE visita unidade de etanol 2G da GranBio e Usina Caeté, no Nordeste brasileiro

O Projeto SUCRE viajou ao Nordeste brasileiro, no início de fevereiro, para conhecer a área agrícola de recolhimento de palha e a unidade produtora de etanol 2G da Granbio, a Bioflex, e as instalações de geração de energia e vapor da Usina Caeté, do Grupo Carlos Lyra. A visita teve como objetivo aprimorar o entendimento dos processos de geração de eletricidade a partir da palha de cana-de-açúcar, misturas com bagaço e resíduos da planta de etanol de segunda geração (2G). Localizada em São Miguel dos Campos, no estado de Alagoas, a Usina Caeté é fornecedora de vapor e energia, a partir da queima do bagaço, palha e lignina (subproduto da produção de etanol 2G), à Bioflex. 

O SUCRE acompanhou o processo de recolhimento de palha por fardos, o processo de desenfardamento e a utilização das misturas de bagaço, palha e lignina nas caldeiras de leito fluidizado da Usina Caeté. A equipe do Projeto também participou de um workshop sobre o armazenamento de fardos de palha de cana-de-açúcar.

Leia Mais
LEIA MAIS SOBRE O CTBE:

1. CTBE lança Boletim para aproximar ciência do setor produtivo
2. Expedição de pesquisadores do CTBE ao Nordeste impulsiona parcerias
3. 100% brasileiro: coquetel enzimático
a partir da casca da soja e melaço

 
LEIA MAIS SOBRE O SUCRE:

1. Efeitos da palha na infestação
de plantas daninhas

2. SUCRE mapeia rotas atuais de recolhimento de palha
3. Metodologia para mapeamento de áreas de cana é levada à Simpósio

4. Novo SLS da Usina Santa Isabel 
Copyright © 2017 | CTBE/CNPEM. Todos os direitos reservados.
Você pode alterar preferências de recebimento ou cancelar inscrição nesta lista

Email Marketing Powered by Mailchimp