Copy
Newsletter - Custos de recolhimento da palha e início do SUCRE
View this email in your browser

Edição No. 01 - Novembro de 2015

Custos de recolhimento da palha de cana-de-açúcar

A Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar (BVC), uma ferramenta de simulação desenvolvida pelo CTBE/CNPEM, avaliou o custo de recolhimento da palha de cana-de-açúcar em dois sistemas: fardos e colheita integral. Foram avaliadas três quantidades diferentes de recolhimento, aproximadamente 30%, 50% e 70% da palha disponível, totalizando seis cenários com recolhimento de palha, além de um cenário base (sem recolhimento).

O sistema com fardos mostrou um custo elevado para pequenas quantidades de palha recolhida, em função da menor eficiência operacional das máquinas utilizadas. Na medida em que se aumenta a quantidade recolhida, o enfardamento apresenta redução no custo por tonelada de palha recolhida. Já o recolhimento através de colheita integral possui custos menores. Mesmo em quantidades maiores de recolhimento o custo não sofre alterações significativas, pois a perda de densidade de carga é compensada pelo melhor aproveitamento dos colmos, devido à redução de perdas na colheita.

Leia Mais

CTBE dá início ao Projeto Sucre

Leia Mais
O objetivo principal do projeto é aumentar a produção de eletricidade com baixa emissão de gases efeito estufa (GEE) na indústria de cana-de-açúcar, por meio do uso da palha produzida durante a colheita. O CTBE atuará junto à UNICA e a quatro usinas parceiras para desenvolver soluções que elevem tal geração.
Copyright © 2015 | CTBE/CNPEM. Todos os direitos reservados.
Você pode alterar preferências de recebimento ou cancelar inscrição nesta lista

Email Marketing Powered by Mailchimp