Copy
Newsletter - Contexto da palha de cana no Brasil
View this email in your browser

Edição No. 03 - Abril de 2016

Contexto da palha de cana-de-açúcar no Brasil: atuação do Projeto SUCRE

Inicialmente colhida manualmente, após o processo de queima da palha para facilitar o trabalho do homem, a cana-de-açúcar no Brasil é hoje colhida massivamente de forma mecanizada e sem queima, apresentando a palha como principal resíduo da colheita de cana-de-açúcar. Com diversos benefícios para a conservação do solo, a palha também começa a ser utilizada pelas usinas brasileiras como biomassa para a geração adicional de energia elétrica, adicionalmente ao bagaço.
Muitos trabalhos foram realizados indicando que a energia disponível na palha supera em muitas vezes a energia necessária para seu recolhimento, enfatizando que desprezar esta energia seria um total desperdício. Deu-se, então, uma enxurrada de estudos visando o recolhimento da palha. Logo os primeiros desafios surgiram, desde o recolhimento da palha por meio do enfardamento até a colheita integral. 
Com o objetivo de criar condições para aumentar a exportação de energia elétrica pelas usinas de cana-de-açúcar, por meio da utilização da palha, o Projeto SUCRE irá atuar nos quatro principais desafios atuais do setor: 

  • A necessidade de um preço adequado à venda de eletricidade;
  • Um cenário regulatório condizente com a realidade das usinas;
  • Tecnologia específicas às necessidades de cada usina;
  • Custos competitivos.

O Projeto trabalhará, nesse sentido, implantando em quatro usinas o uso comercial da palha na geração de energia elétrica para a rede, eliminando as barreiras tecnológicas, financeiras, de informação e regulatórias identificadas. Todos os esforços do SUCRE estão direcionados a promover uma evolução na atual tecnologia utilizada em cada usina e na sua inserção no mercado, de modo a retirá-las do círculo vicioso de causa e efeito que impede um avanço maior na exportação de eletricidade pelas usinas. Nesse sentido, utilizando não somente o bagaço, mas agora também a palha, com todos os benefícios conhecidos de uma energia limpa, renovável, distribuída e próxima dos centros de consumo.

Leia a Matéria na Íntegra

Edições
Anteriores

Leia as matérias publicadas em Newsletters anteriores do SUCRE:

1. Palha para cogeração de energia
2. Custos de recolhimento da palha
3. Início do Projeto SUCRE
Copyright © 2016 | CTBE/CNPEM. Todos os direitos reservados.
Você pode alterar preferências de recebimento ou cancelar inscrição nesta lista

Email Marketing Powered by MailChimp