Copy
Se não conseguir visualizar o conteúdo desta newsletter veja on-line
CONGRESSO INTERNACIONAL TECNOLOGIAS
E SERVIÇOS PARA O AGRONEGÓCIO

 
O Congresso Internacional de Tecnologias e Serviços para o Agronegócio decorreu nos dias 25 e 26 de Setembro no Centro Nacional de Exposições de Santarém, com a presença de mais de duas centenas de empresários. O evento foi organizado em parceria pelo Agrocluster do Ribatejo e pelo Inovcluster com o objetivo de promover o encontro das empresas do setor e o debate das temáticas mais relevantes. O Congresso abordou áreas como as potencialidades do setor a nível nacional e internacional, o nível tecnológico na fileira do Agronegócio, o Benchmarking Internacional, na União Europeia, na América Latina e no Brasil, e as oportunidades de negócio em mercados estratégicos - Angola, Argélia, Brasil, Marrocos, Moçambique e Uruguai.
No primeiro dia do congresso a sessão de palestras teve início com uma caracterização abrangente e integrada da importância do agronegócio no contexto da economia nacional e com a apresentação de algumas infraestruturas tecnológicas de apoio. Concretamente, foi apresentado o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) e as suas valências para apoio à fileira. Foram também apresentados alguns estudos de Benchmarking Internacional de Transferência de Tecnologia, focando alguns exemplos na UE e em Portugal, no Brasil e na América Latina que, devem ser avaliados, adequados, replicados e devem merecer a nossa atenção.
No segundo dia de trabalhos foi destacada a importância da estratégia Europa 2020 e a relevância que o novo quadro comunitário (Horizonte 2020 e PDR) terão como alavanca da internacionalização, da inovação e do desenvolvimento do sector. Ficou ainda registada a disponibilidade da AICEP no apoio à internacionalização das empresas e das instituições da rede nacional de ensino e investigação.
Foram apresentados os vários trabalhos de Market Research & Intelligence relativos aos mercados do Brasil, Uruguai, Moçambique, Angola, Marrocos e Argélia para o sector de tecnologias e serviços do agronegócio.
As conclusões do Congresso e as apresentações dos vários oradores estão disponíveis para consulta em www.agro-negocio.pt
NETWORKING E AÇÕES DE DEMONSTRAÇÃO
 
Durante os dias do Congresso decorreram as sessões de Brokerage Tecnológico com encontros entre Universidades e empresas, e de Networking e Cooperação: B2B entre compradores internacionais e empresas nacionais. Em simultâneo decorreram também ações de demonstração de projetos tecnológicos inovadores. Este espaço criado para a apresentação de tecnologias que estão a ser desenvolvidas por instituições do ensino superior e por centros de investigação e para promover o contacto direto entre os produtores de conhecimento, os fornecedores e produtores de serviços e os compradores "abriu portas" a futuros negócios. Contando com a presença de delegações de Angola, Moçambique, Brasil, Uruguai, Argélia e Marrocos, as principais manifestações de interesse nas 120 reuniões realizadas ocorreram na área da agropecuária - principalmente nutrição animal - e da agricultura - sementes e serviços - mas também no fornecimento de maquinaria para a agroindústria.
Diretório de Empresas

Já está disponível em www.agro-negocio.pt o diretório de empresas fornecedoras de produtos, serviços e tecnologias do Agronegócio, onde pode obter as informações úteis, como sejam a designação, a localização e contactos. Caso pretenda inserir a sua empresa nesta base de dados, solicite contacto através do email: info@agro-negocio.pt.


 
Market research

Encontram-se disponíveis no Portal do Agronegócio os estudos de mercado de Angola, Moçambique, Brasil, Uruguai, Argélia e Marrocos, no âmbito do agronegócio, identificando um conjunto de oportunidades para as empresas que pretendem explorar oportunidades de negócio nestes mercados, assim como uma lista de potenciais compradores.


 
Rede de Cooperação

A criação da Rede de Cooperação da Fileira do Agronegócio é um passo importante na afirmação do sector das empresas prestadoras de serviços e tecnologias ao Agronegócio. Esta plataforma conta com a participação de um repositório das empresas e instituições do sistema nacional de ensino e investigação ligados a esta fileira e tem como objetivo apoiar a internacionalização e a promoção dos negócios dos parceiros.
Copyright © 2014 Agronegócio, All rights reserved.