Copy


 

Nº 10/ 2019 | 16 de maio


Politécnico de Castelo Branco reforça aposta na Eficiência Energética

O Instituto Politécnico de Castelo Branco tem vindo a executar um conjunto de obras nos edifícios da instituição, que têm como objetivo a melhoria da eficiência energética dos mesmos, num investimento total que deverá superar os 800.000€.
A execução das obras enquadra-se no Programa de Eficiência Energética na Administração Pública "ECO.AP" e no Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética – PNAEE, financiados no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR
Até ao momento, foi realizada a substituição de lâmpadas convencionais para lâmpadas de tecnologia LED, instalados painéis fotovoltaicos e substituídas as bombas de circulação, encontrando-se em fase de execução a substituição de máquinas de climatização por sistemas VRF. O projeto prevê ainda a substituição de vãos envidraçados e a execução de isolamento térmico de fachadas, devendo as obras estar concluídas até 2020.
Protocolo de cooperação com a Cáritas Diocesana

O Politécnico de Castelo Branco assinou um protocolo de cooperação com a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco e com a Cáritas Portuguesa, com o objetivo de aprofundar o estudo das matérias sociais.
Este protocolo foi assinado no âmbito do VI Seminário do Mestrado em Gerontologia Social “Realidade(s) e Contextos de Risco" e tem por objetivo específico a atribuição de um prémio, e a edição em livro da melhor tese de Mestrado na área de investigação em Serviço Social. O livro será editado pela Cáritas Portuguesa e os trabalhos de investigação selecionados por um júri com representantes das três instituições.
   
ESGIN-IPCB alcança 2º lugar nas 24h Turismo

A equipa “IDATUR” da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB alcançou o 2.º lugar nas “24Horas Turismo”, que decorreram nos dias 2 e 3 de maio no Pavilhão Multiusos de Alter do Chão.
Ao longo de 24 horas, os alunos da licenciatura em Gestão Turística participaram neste desafio, que conjugou formação e competição num evento pioneiro, recorrendo a metodologias de formação inovadoras, com várias provas teórico-práticas para a dinamização de Alter do Chão. As provas treinaram competências-chave, tais como comunicação, visão estratégica, networking, criatividade, inovação e empreendedorismo.
Seminário "Progeria: pathophysiology and potential therapies"

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB realiza no dia 17 de maio, a partir das 14:00 horas, no auditório 1, um seminário subordinado ao tema “Progeria: fisiopatologia e terapias potenciais”, conduzido por Célia Aveleira, investigadora da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no grupo de Neuroendocrinologia e Envelhecimento do Centro de Neurociências de Biologia Celular da Universidade de Coimbra.
A iniciativa tem como principais objetivos descrever as possíveis estratégias terapêuticas na progeria e a sua utilização como modelo de estudo para o envelhecimento e para as doenças associadas à idade.
ESACB com sessão técnica “Controlo reprodutivo em ovinos”

No dia 21 de maio, a partir das 14:00 horas, realiza-se no auditório A2 da Escola Superior Agrária do IPCB uma sessão técnica de controlo reprodutivo em ovinos.
A iniciativa conjunta da ESACB-IPCB e da Zoetis Portugal destina-se a estudantes, profissionais da área e produtores, arrancando com uma sessão teórica onde Marisa Bernardino e Marta Rosado explicarão como abordar a eficiência reprodutiva em rebanhos de ovinos.
Segue-se uma sessão prática sobre a aplicação de dispositivos intravaginais de progesterona em ovinos.
X Physiotalks

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, através da sua Clínica Pedagógica, organiza no dia 22 de maio as X Physiotalks, onde serão analisados os temas “Abordagem Farmacológica no Tratamento da Dor”, com a Farmacêutica Andreia Esteves e “Imagiologia para Fisioterapeutas” pelo professor Tiago Patrão.
As PhysioTalks são tertúlias organizadas em parceria com os estudantes da licenciatura em Fisioterapia e têm por objetivo promover a aprendizagem e a discussão entre fisioterapeutas e estudantes sobre temas emergentes da fisioterapia, ou com potencial interesse clínico.
Dia Internacional do Fascínio das Plantas

A propósito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se celebra a 18 de maio, a Escola Superior Agrária do IPCB preparou duas atividades pedagógicas com as quais pretende consciencializar a população para questões ligadas à preservação da biodiversidade.
A primeira iniciativa decorreu na Quinta do Chinco e teve como objetivo reconverter os canteiros num knot garden, um jardim de plantas condimentares. A segunda decorre a 24 de maio e contempla a construção de casinhas para polinizadores, bem como a pintura e colagem de desenhos ou um lanche com prova de mel e infusões.
Entrega de prémios do Concurso “Os Nossos Avós eram Cientistas”

O Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do Politécnico de Castelo Branco realiza no dia 25 de maio, pelas 15:00 horas, no Auditório da Escola Superior Agrária do IPCB, a cerimónia de entrega de prémios da 4.ª edição do Concurso “Os Nossos Avós eram Cientistas”.
O Concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas”, é uma competição nacional destinada a crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo incentivar o gosto pela ciência e a sua aplicação em técnicas usadas pelos seus avós e bisavós nas suas atividades diárias.
III Jornadas de Enfermagem Veterinária de Animais de Companhia

O Núcleo de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária do IPCB realiza no dia 25 de maio as III Jornadas de Enfermagem Veterinária de Animais de Companhia. O evento tem início pelas 9:00 horas e decorre no Auditório do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, localizado nas instalações da ESACB-IPCB.
O programa inclui um conjunto significativo de comunicações na área da temática do evento, agrupadas em 4 grandes temas: Cuidados Pré-cirúrgicos, Cuidados Pós-cirúrgicos, Reabilitação e Fisioterapia Pós-cirúrgica e Nutrição Pós-cirúrgica.
Docente da ESART-IPCB expõe na Guarda e produz Desfile

Alexandra Cruchinho, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, tem patente até 21 de junho, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda, uma exposição de fotografia intitulada “Posso…”. 
Nas palavras de Alexandra Cruchinho, “A exposição junta uma bailarina e uma fotografa num estúdio onde a imagem estática da fotografia congela os movimentos suaves e delicados da bailarina”.
A docente da ESART-IPCB assegura também a produção, pelo 4.º ano consecutivo, de um desfile com rendas das Lérias, com o objetivo da integração destas rendas em vestuário de adulto e em têxteis-lar.
ESGIN-IPCB promove Workshop de “Alimentação Saudável”

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB recebeu um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova, que participaram num workshop de Alimentação Saudável, dinamizado pelo Chefe Mário Ramos e por alunos da licenciatura em Gestão Hoteleira. 
A iniciativa procurou sensibilizar os estudantes para a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis, compreender a importância da alimentação na preservação da saúde e promover uma maior ligação das crianças à cozinha, estimulando o trabalho em grupo.
   
Alunos de Secretariado visitam delegação regional da RTP

No âmbito da unidade curricular de Técnicas de Documentação e Arquivo, 14 alunos do 2.º ano da licenciatura em Secretariado da Escola Superior de Educação do IPCB realizaram uma visita de estudo à delegação da Rádio e Televisão de Portugal, onde conheceram as rotinas de trabalho do centro regional instalado na cidade desde 1999 e a partir do qual, até 2002, foram transmitidos os blocos noticiosos de cobertura local.
Os estudantes tiveram oportunidade de visitar a redação, o estúdio de rádio, as ilhas de edição linear e não linear e o arquivo de vídeo , assim como a sala de maquilhagem e o estúdio de televisão.
   
Envelhecimento e o papel dos Animadores em Portugal

O Politécnico de Castelo Branco e a Associação Nacional de Gerontologia Social realizaram um estudo para analisar as dinâmicas atuais e perspetivas futuras colocadas aos profissionais de animação sociocultural, na perspetiva da compreensão da sua relação efetiva e profissional com a promoção de cuidados especializados aos idosos.
Os resultados apontam para um crescente envolvimento dos animadores socioculturais nas dinâmicas institucionais do setor e para a crescente preocupação de atenderem à crescente diversidade e complexidade dos desafios que se colocam no futuro.
Facebook
Instagram
Twitter
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Email