Copy
N.º 14 | 29 de Janeiro de 2015
Quinzenal

NOTÍCIAS






 

Solidariedade na Grécia: "É um modelo totalmente novo - e está a resultar" (em inglês)

THE GUARDIAN - 23 de janeiro de 2015

Clínicas de saúde, cantinas, cozinhas e gabinetes de apoio jurídico auto-geridos por cidadãos surgiram para preencher as lacunas causadas pela austeridade. E agora parecem estar prontos a desempenhar um papel maior, sob um governo Syriza.


Trabalho sujo? Seis ideias para um mundo sem polícia

ROLLING STONE - 16 de dezembro de 2014

Um trabalho que ninguém precisa fazer: Está na hora de começarmos a pensar num mundo sem polícia. Texto de José Martin, publicado originalmente pela revista Rolling Stone (em inglês). Tradução: GuerrilhaGRR

 

Este Pato é concorrente da Google e está a ganhar fãs por não vigiar os utilizadores

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 15 de janeiro de 2015

O motor de pesquisa DuckDuckGo atingiu os oito milhões de pesquisas diárias e continua a crescer. Qual a diferença em relação ao Google? O Pato não guarda informação dos utilizadores.

 

A água que não vemos, mas consumimos na mesma

OBSERVADOR - 15 de janeiro de 2015

E se lhe dissessem que para fabricar uma "motherboard" são usados mais de quatro mil litros de água ultrapura e cerca de 910 litros de água para fabricar um smarthphone?


Entrevista a Cristina Martín Jiménez:  "O consenso é uma arma contra a democracia"

PÚBLICO - 27 de janeiro de 2015 - 09:01

O que é o Clube de Bilderberg? Como actua? Porque surgiu? Quais os seus planos? Que ideologia defende? Quem são os seus membros? Cristina Martín Jiménez, jornalista, lançou agora em Portugal o seu livro O Clube Secreto dos Poderosos - Os planos ocultos de Bilderberg (€15,80, 224 páginas, Matéria Prima Edições). Diz que a crise das dívidas soberanas e a sua solução - o resgate das economias reais - foram forjadas nesse clube restrito, do qual faz parte o português Francisco Pinto Balsemão, e que junta os políticos e empresários mais poderosos do mundo. Também a Económico TV (em vídeo) e a TSF (áudio) falaram com a autora.

 

Noam Chomsky: O programa de drones de Obama é "a mais extremista campanha terrorista dos Tempos Modernos" (em inglês)

COMMON DREAMS - 19 de janeiro de 2015

O famoso linguista aponta o dedo à hipocrisia do mundo Ocidental na chamada "luta contra o terrorismo".

 

A quem interessa o Brasil ser o primeiro país a permitir a plantação de uma árvore transgénica?

NINJA MÍDIA - 8 de dezembro de 2014

O Brasil está a poucos passos de aprovar a autorização comercial do eucalipto transgénico. Sem ter realizado devidamente os estudos para avaliar os impactos e riscos desta tecnologia, o país do samba pode tornar-se o primeiro, no mundo, a permitir o comércio de árvores geneticamente modificadas.


Riqueza dos mais abastados (1%) vai superar a da restante população em 2016

EXPRESSO - 19 de janeiro de 2015

A conclusão é de um estudo da Oxfam, considerando a manutenção da tendência atual de aumento da desigualdade a nível global, publicado na mesma semana em que os líderes das principais nações se juntaram em Davos para mais um Fórum Económico Mundial.
Também o diário francês Libération fez o retrato-robô dos multi-milionários mundiais: a maioria vive na Europa, é do sexo masculino, tem entre 55 e 65 anos, é casada, trabalha no mundo da finança ou da banca e gosta de praticar desporto, sendo o golfe o preferido.
 

 

FOTOGRAFIA

 

LGBT: quando Joan os fotografou, eles aperceberam-se que eram bonitos

Nos Estados Unidos da América, muitos são os jovens ignorados, negligenciados, ameaçados ou mesmo abandonados pelas suas famílias devido à sua orientação sexual ou identidade de género. Dirigem-se para as grandes cidades em busca de aceitação e dos seus pares, tornando-se, em alguns casos, sem-abrigo. Joan Lobis Brown encontrou uma comunidade de jovens LGBT em risco de exclusão social em Nova Iorque. O destino destes adolescentes nas grandes cidades nem sempre é risonho. "Sobrevivem nas ruas pelos seus próprios meios e formam comunidades, algumas com papéis definidos. Estas comunidades existem em universos paralelos que se mantêm escondidos e inacessíveis ao público." Os seus rostos estão a ser revelados pelo projeto "New Alternatives". A norte-americana acredita que o impacto da série tem sido positivo. "Gostaram de posar para a câmara e de mostrar ao mundo quem são como indivíduos. Gostaram de posar com as suas famílias adoptivas e com os seus melhores amigos." Até porque a aparência destes jovens é muitas vezes um factor essencial na sua exclusão: "Muitos destes miúdos disseram-me que nunca se tinham apercebido quão bonitos são até terem visto as fotos."
A galeria de fotos e o texto são do P3.

ATIVISMOS


Projeto: "THE OCEAN CLEANUP"




Estima-se que cerca de 300.000 toneladas de plástico flutuem nos nossos oceanos, a maioria em grandes "jangadas" ou "ilhas" de resíduos.
Além das horríveis quantidades de lixo que chegam às nossas praias, há outros problemas a ter em conta, como os efeitos químicos da degradação do plástico e a sua entrada na cadeia alimentar depois de serem ingeridos pelos animais marinhos.
Mas um adolescente chamado Boyan Slat desenvolveu uma solução incrivelmente simples e viável para remover as cinco principais "ilhas" de plástico identificados pelos cientistas.
Apoie esta causa!

CINEMA

Persépolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. Lançado em 1997, foi distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes e candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação
A história de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos da precoce e extrovertida Marjane que vemos a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas. Quando o seu tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão, durante a guerra Irão/Iraque, os pais enviam-na para uma escola, na Áustria. Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso e o extremismo, exactamente as coisas de que fugiu no seu país. Mais tarde regressará ao Irão.Conseguirá? Filme completo: AQUI

FINANCIAMENTO

 

Oportunidade de financiamento para Capacitação - DEEP


Envio de candidaturas até 2 de fevereiro
Share
Tweet
+1
Share
Forward
O nosso site
O nosso site
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
YouTube
YouTube
o nosso email
o nosso email
Quero receber o Panorama Academia Cidadã por email
Aumenta o impacto das nossas / tuas iniciativas!

Faz um donativo à Academia Cidadã (associação sem-fins lucrativos):
NIB 0035 01000 0031674930 80
Copyright © 2015 Academia Cidadã, All rights reserved.


Quero subscrever o boletim informativo "Panorama Academia Cidadã"

Quero deixar de receber o "Panorama Academia Cidadã" / unsubscribe from this list    Gerir subscrição / update subscription preferences

Email Marketing Powered by Mailchimp