Copy

LANÇAMENTO DO GUIA DE ESCULTURA PÚBLICA DA CIDADE DE ÉVORA
EDITADO PELO GRUPO PRO-ÉVORA   

O lançamento desta edição, no dia 6 de Setembro, será ocasião para uma visita guiada pelos percursos delineados no Guia, que assinala as intervenções escultóricas no espaço público da cidade de Évora nos últimos 100 anos.

Fundado em 1919, o Grupo Pro-Évora é a mais antiga associação portuguesa de defesa do património, cuja actividade tem sido decisiva para a preservação e classificação do património histórico e artístico eborense. 

Dando continuidade às suas actividades de estudo e divulgação do património da cidade, o Grupo Pro-Évora edita o Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora. O lançamento desta edição bilingue (português-inglês), no dia 6 de Setembro, será ocasião para uma visita guiada pelos percursos delineados no Guia, que assinala as intervenções escultóricas no espaço público da cidade de Évora nos últimos 100 anos. 
Escultura em betão pintado atribuída a António Palolo - Évora, 1946 - Lisboa, 2000.
Fotografia: Pedro Fazenda
Localizando no mapa da cidade cerca de 50 obras, acompanhadas pela respectiva ficha técnica, fotografias de Paulo Nuno Silva e textos introdutórios de Maria do Mar Fazenda, o Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora convida o eborense, o visitante e o turista a conhecerem o património que se estende dentro e fora de muralhas, tendo como ponto de partida três percursos, que traduzem as relações que a cidade estabeleceu ao longo do tempo com a arte pública. 

Oferecendo uma visibilidade inédita ao património eborense contemporâneo, os distintos percursos temáticos (Percurso Evocativo, Percurso Simpósio ’81 e Percurso (re)Pensar a Cidade) configuram-se como estímulos para reflectir como a História e a Memória das cidades pontuam o nosso presente, fazendo do Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora um roteiro para novas deambulações e interrogações em torno da noção genérica de património.

O lançamento do Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora integra o programa Cenas ao Sul

 
A edição do Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora recebeu apoio financeiro da Câmara Municipal de Évora e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
Siga-nos no Facebook!
Siga-nos no Facebook!
Página Oficial do Grupo Pro-Évora
Página Oficial do Grupo Pro-Évora

Para mais informações sobre a edição ou o lançamento do Guia de Escultura Pública de Évora, contacte-nos: 

      E-mail:
      guiaescultura.proevora@gmail.com

      Contacto telefónico:
       96 492 13 25

 
 
            Grupo Pro-Évora

            Rua do Salvador, nº 1

            7000 -  876 Évora