Copy
Dirigente Espírita  # 042,
17 de agosto de 2015.
Problema para visualizar ?
Veja em seu browser

POSICIONAMENTO DA USE NA MATÉRIA DO FANTÁSTICO SOBRE ATENDIMENTO ESPIRITUAL A ANIMAIS.

A USE é a entidade coordenadora e representativa do movimento espírita do Estado de São Paulo no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira – CFN/FEB. Sua finalidade, além de representar e promover a união dos espíritas paulistas, é difundir o Espiritismo nos seus aspectos filosófico, cientifico e religioso com base nas obras codificadas por Allan Kardec.

Para atender a sua finalidade, a USE oferece suporte conceitual e esclarecimentos sobre os princípios e valores espíritas, colaborando para se evitar interpretações equivocadas e práticas estranhas ao corpo teórico-doutrinário do Espiritismo apresentados nas obras fundamentais de Allan Kardec.

Nesse sentido, a USE, representada por sua presidente Julia Nezu, foi procurada para participar de uma entrevista do programa Fantástico da Rede Globo, para expressar-se com relação às práticas e atividades desenvolvidas por um grupo localizado na capital de São Paulo que alega prestar serviços de assistência espiritual a animais e receber mensagens mediúnicas sobre a situação dos mesmos para reconfortar os seus donos. 

A assistência espiritual objetiva favorecer o equilíbrio orgânico e psíquico dos seres atendidos, conforme o merecimento, a necessidade e a capacidade de cada um para assimilar esses benefícios. As causas das enfermidades de animais e homens são, naturalmente, distintas e esse fato impede a afirmação de que se trata da mesma assistência espiritual.

Com relação às mensagens psicografadas sobre a situação das almas dos animais, novamente exige-se ponderação na análise. Sabe-se, por meio dos ensinamentos contidos nas obras de Kardec (como na questão nº 600 de O Livro dos Espíritos), que o princípio inteligente que animou corpos de animais não é errante como os Espíritos humanos e é aproveitado em nova encarnação "quase que imediatamente" após o seu desencarne. Uma vez que não possuem livre-arbítrio e não permanecem na condição de errantes, qualquer mensagem afirmando descrever como se encontram esses seres no plano espiritual é altamente questionável sob a perspectiva doutrinária.

A USE respeita toda e qualquer opinião divergentes sobre o assunto e tem plena convicção de que todos os assuntos são passíveis de serem mais estudados e desenvolvidos, porém não se exime de expressar o respectivo entendimento conforme a base teórica do Espiritismo.

Adicionalmente, disponibilizamos dois textos que exploram diretamente o assunto da entrevista.

A RELAÇÃO ENTRE A ALMA DOS ANIMAIS E O HOMEM – por Fernando Porto. Disponível em http://useregionalsp.com.br/…/248-a-relacao-entre-a-alma-do…

ANIMAIS NA ERRATICIDADE: HÁ ESPÍRITOS DE ANIMAIS NO MUNDO ESPIRITUAL? – por Andre Ariovaldo. Disponível em http://www.andreariovaldo.com.br/animais-mundo-espiritual

E encerramos esse comunicado com duas falas de Kardec que fundamentam nosso pensar:

Segue-se que a opinião de um Espírito sobre um princípio qualquer não é considerada pelos espíritas senão como uma opinião individual, que pode ser justa ou falsa, e não tem valor senão quando é sancionada pelo ensino da maioria, dado sobre os diversos pontos do globo”. (Revista Espírita, 1865)

Mas nunca será demasiado repetir: não aceiteis nada cegamente. Que cada fato seja submetido a um exame minucioso, aprofundado e severo.” (O Livro dos Médiuns – Kardec – item 98)

Protagonismo juvenil: Jovem, e agora, por que te deténs ?
Conhecer, aprender, conviver, integrar, compartilhar e confraternizar são alguns dos objetivos da Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas – Regional Sul, que se realiza em Guarulhos (SP), de 4 a 7 de setembro. [...]

Movimento Você e a Paz, com Divaldo Franco, chega a São Paulo, neste 26 de setembro
Lançado em 15 países e presente já em mais de 200 municípios brasileiros, o movimento Você e a Paz, idealizado por Divaldo P. Franco, terá, em setembro próximo, dia 26, sua primeira edição na cidade de São Paulo. [...]

Renato Prieto traz novo espetáculo a São Paulo
O premiado ator e diretor Renato Prieto está de volta aos palcos com um novo espetáculo – Encontros Impossíveis, do roteirista Rodrigo Fonseca, crítico de cinema do jornal O Globo. No dia 25 de setembro, a peça será encenada no Teatro Municipal de Paulínia; no dia 26, no Teatro da FEESP, na Rua Maria Paula, 140. [...]
NA AGENDA
 
21 a 30 de agosto
Realização da 44ª Feira do Livro Espírita e 21ª Feira do Livro Espírita Infantil, no Largo São Benedito, no centro de São José dos Campos, das 9 às 22 horas. Promoção e realização da USE Intermunicipal de São José dos Campos.


21 de agosto e 11 de setembro
Curso de Atendimento Fraterno na Casa Espírita. Acolher, consolar e esclarecer com Jesus e com Kardec, no Núcleo Assistencial Espírita Nova Era, rua Domingos Meira, 135, Campo Limpo. Participação e coordenação de Mauro A. Santos, das 20 às 22 horas. Promoção e realização da USE Intermunicipal de Embu das Artes.


23 e 30 de agosto
9º Mês Espírita de Pedro de Toledo, com o tema A Justiça Divina, na Casa Espírita Boas Novas, rua Zelinda Antônia Muri, 98, no centro de Pedro de Toledo, às 19 horas. Apoio da USE Intermunicipal de Peruíbe.


29 e 30 de agosto
11º Encontro Nacional de Pesquisadores do Espiritismo, com o tema Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação, na sede da USE SP, em Santana, São Paulo, rua Gabriel Piza, 433. Promoção e realização do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Monteiro de Carvalho (CCDPE-EMC) e da Liga de Historiadores e Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE).


30 de agosto
Sarau REspirArte: Encontro mensal de artistas espíritas para fortalecimento da arte no Movimento Espírita do Estado de São Paulo, tendo como convidado especial do mês o diretor, produtor, roteirista e diretor da TV Mundo Maior Andre Marouco, das 15 às 20 horas, na sede da USE SP. Ele vai falar sobre as dificuldades da produção artística e os horizontes para a divulgação da Doutrina Espírita pela arte. Os artistas presentes também poderão expor os seus trabalhos.


30 de agosto
13o EMEBS – Encontro de Mocidades Espíritas da Baixada Santista e Vale do Ribeira, com o tema Preconceito, brilhe a vossa luz, na EMEF Ivone de Almeida Monteiro, na avenida Dr. Luiz Pereira Barreto, 819, Vila Atlântica, em Mongaguá. Realização do DM da USE Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira.


30 de agosto
II Encontro Espírita da Família, com a participação de Jorge Alberto Elarrat Canto, com o tema Depressão em Família, no Auditório do ISCA Faculdades, rodovia Deputado Laércio Corte, 3000, Chácara Boa Vista da Graminha, em Limeira. Durante a semana haverá palestras nas casas espíritas com temas relacionados à importância da família. Realização da USE Intermunicipal de Limeira.

05 de setembro
Reunião mensal da Diretoria Executiva da USE SP, na rua Gabriel Piza, 433, em Santana, São Paulo, a partir das 9 horas.


5, 12, 19, 26 de setembro e 03 de outubro
Nos sábados de setembro e no primeiro sábado de outubro acontece a 38a Jornada Espírita de Assis, com palestras no Instituto de Difusão Espírita, praça Nicolau Carpentieri, 50, Vila Xavier, em Assis, sempre às 20 horas. Promoção e realização da USE Intermunicipal de Assis.

12 de setembro
A Cia Teatral Mensageiros apresenta a peça Paulo e Estevão, de Chico Xavier, no Teatro Vitória, em Limeira, a partir das 19h30. Promoção e realização da USE Intermunicipal de Limeira.

12 e 13 de setembro
14º EMECRE - Encontro de Mocidades Espíritas de Campinas e Região, com o tema Sexualidade, na Casa da Criança Vovô Nestor, rua Pedro Braga, 130, Parque Itália, em Campinas.

13 de setembro
Reunião trimestral do Conselho de Administração - CA, na rua Gabriel Piza, 433, em Santana, São Paulo, a partir das 14 horas.

13 de setembro
Encontro da Família Espírita, com almoço, bazar, brechó e doces. Apresentações de Ângelo Máximo, Dupla Colt, Musical Armazém Band, na rua Amélia, 996, na Lapa, São Paulo. Promoção e realização da USE Distrital Lapa.

 
“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Distanciados entre nós, continuaremos à procura do trabalho com que nos já encontramos honrados pela divina providência”.
Bezerra de Menezes
Publicação da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.
Jornalista responsável: A.J.Orlando, MTb 39.211.
Facebook
Facebook
Website
Website
Copyright © 2015 USE SP. Todos os direitos reservados.

Our mailing address is:
USE SP
Rua Gabriel Piza, 433 - Santana
São Paulo, São Paulo 02036-011
Brazil

Add us to your address book